Nativa do Brasil, a erva-de-bicho é uma planta anual – que morre após germinar, brotar e florescer – e possui diversos benefícios à saúde, especialmente para tratamentos contra varizes, úlceras e hemorroidas. Suas folhas verdes com manchas vermelhas e amaronzadas podem ser aproveitadas para a produção de chá para consumo ou utilização como banho de assento e compressa.
Conforme o e-book Planta medicinais de uso popular no Rio Grande do Sul, elaborado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a erva-de-bicho costuma se desenvolver em ambientes úmidos e pode chegar a 1m20cm de altura. Sua estrutura é similar ao de uma espiga, com a disposição de folhas laterais ligados a um ramo central que nasce do caule.
Também conhecida como cataia e pimenta-d'água, apesar dos benefícios apresentados, o consumo do chá é contraindicado para crianças e gestantes. A planta contém substâncias anticonceptivas e abortivas, com efeito emenagogo – que aumenta o fluxo menstrual.
Para que serve a erva-de-bicho
A erva-de-bicho possui propriedades hemostáticas, que bloqueiam lesões vasculares e garantem a circulação correta do sangue – podendo evitar hemorragias, por exemplo. O chá da planta também proporciona ação adstringente – que contrai tecidos e vasos sanguíneos.
Por estas características, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda o uso tópico da planta para o tratamento de varizes e úlceras. Aplicação do chá sobre a pele através de compressas ou com o método do banho de assento pode auxiliar nestes casos.
A planta ainda possui ação cicatrizante, o que a torna uma opção para tratar feridas na pele, e atua como estimulante diurética.
Como preparar o chá de erva-de-bicho
Para consumo
- Separe 10g de folhas secas da planta
- Coloque as folhas para ferver juntamente com um litro de água
- Tome uma ou duas xícaras de chá ao dia
Para uso externo (sobre a pele)
- Separe 3g de folhas da planta
- Realize a infusão das plantas em 150ml de água
- Aplique as compressas sobre o local afetado pelas varizes, úlceras ou feridas; ou realize banho de assento três vezes ao dia
*Produção: Lucas de Oliveira