Mesmo com o anúncio da compra de 12,5 milhões de doses contra a covid-19 pelo Ministério da Saúde, o Rio Grande do Sul ainda não tem previsão para receber uma nova remessa de vacinas. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), todos os municípios gaúchos precisam de imunizantes neste momento, mas a pasta federal não enviou orientações a respeito do repasse.
O Ministério da Saúde assinou o contrato para compra de 12,5 milhões de doses monovalentes da vacina da farmacêutica Moderna na última sexta-feira (19). A previsão da pasta é de que os imunizantes cheguem à população nos próximos 15 dias.
No entanto, questionado pela reportagem de GZH sobre o cronograma de repasses e o possível quantitativo enviado ao Rio Grande do Sul, o ministério informou que o planejamento de distribuição das vacinas ainda não foi concluído.
Conforme a SES, os municípios não informam a quantidade de doses disponíveis nas inúmeras unidades de saúde que fazem aplicações, mas rotineiramente sinalizam quantas vacinas precisam. “Neste momento, todos os municípios gaúchos necessitam de remessa e, como estão informados sobre a falta de doses no MS, orientamos que os municípios aguardassem o efetivo reabastecimento para então fazerem suas solicitações para a SES/RS”, disse a pasta, em nota.