Atualização: A prefeitura de Porto Alegre informou que o estoque foi zerado no início da tarde. Há vacinas apenas para bebês e crianças.
O município de Porto Alegre tem, na manhã desta segunda-feira (22), somente seis doses disponíveis da vacina bivalente contra a covid-19. Desde a última sexta-feira (19), a aplicação foi restrita pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) à Unidade de Saúde Ramos, no bairro Santa Rosa de Lima, na Zona Norte.
O desabastecimento é provocado pela falta de repasses por parte do Ministério da Saúde (MS), que teve um impasse entre as farmacêuticas Pfizer e Moderna, que produzem as vacinas. O último recebimento de doses bivalentes no Rio Grande do Sul ocorreu em 13 de março, e desde a semana passada já há falta de imunizantes desse tipo em todas as regiões do Estado.
Por outro lado, ainda há estoques em Porto Alegre da vacina Pfizer Baby, destinada a bebês entre seis meses e crianças menores de três anos. Também ainda está disponível a vacina pediátrica, para crianças até 12 anos. Acima dessa idade, já seria recomendada a aplicação da bivalente, que está em falta.
A Secretaria de Saúde de Porto Alegre garante, ainda, que os estoques estão normalizados no caso de imunizantes para outras doenças, como a gripe, por exemplo.
O MS chegou a anunciar, no sábado (20), a compra de 12,5 milhões de novas doses. No entanto, ainda não há previsão para repasse aos estados e municípios.