O noroeste do Estado passa a contar com uma força-tarefa da Secretaria da Saúde (SES) para atuar no combate à dengue. A região é uma das mais afetadas pela doença, com número crescente de casos confirmados, que passam de mil em alguns municípios. O apoio foi anunciado em uma reunião realizada na quarta-feira (21).
A equipe de apoio será formada por profissionais de saúde e gestores do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) e dos Departamentos de Atenção Primária e Políticas de Saúde (DAPPS) e Gestão da Atenção Especializada (DGAE). O grupo desenvolverá atividades de orientação às equipes dos municípios da região.
A decisão veio para intensificar as ações contra a dengue, que preocupa muitos municípios. A região do noroeste gaúcho registrou cinco dos seis óbitos: um em Cruz Alta, confirmado pelo Cevs na quarta-feira, três em Tenente Portela e um em Santa Rosa. Na cidade com o maior número de mortes, por exemplo, já são mais de 1,2 mil casos confirmados. O total, no Estado, passa dos 5,6 mil.
Tenente Portela será a primeira equipe visitada pela força-tarefa, na manhã desta quinta-feira (22). À tarde, está prevista a visita a uma área indígena em Redentora. Também haverá uma reunião, no município, com prefeitos, secretários e gestores de saúde, além de lideranças indígenas.
A reunião, realizada na 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), em Frederico Westphalen, contou com a presença de representantes de Alpestre, Barra do Guarita, Bom Progresso, Caiçara, Cristal do Sul, Derrubadas, Esperança do Sul, Frederico Westphalen, Iraí, Novo Tiradentes, Palmeira das Missões, Palmitinho, Pinheirinho do Vale, Planalto, Rodeio Bonito, Seberi, Taquaruçu do Sul, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Três Passos, Vicente Dutra e Vista Gaúcha.