Tenente Portela, no noroeste do RS, teve a terceira morte por dengue confirmada na tarde desta terça-feira (20) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). O município de 14,5 mil habitantes registra a maior infestação da doença no Estado, com 1.234 casos confirmados, conforme última atualização do painel da SES.
A vítima é uma idosa de 75 anos, com doenças pré-existentes. A morte foi no último dia 16 e é a quinta registrada no Rio Grande do Sul em 2024. Além de Tenente Portela, as vítimas são de Santa Cruz do Sul e Santa Rosa, também no noroeste.
Por causa da situação, Tenente Portela decretou situação de emergência em saúde pública. O decreto autoriza a mobilização dos órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Defesa Civil. Além disso, prevê o remanejo de servidores públicos e prestadores de serviço da administração para atender às demandas prioritárias da Secretaria de Saúde. O decreto tem validade de 180 dias após a publicação.
A orientação dos órgãos de saúde é que aos primeiros sintomas da doença, os pacientes busquem atendimento médico nos serviços de saúde para evitar o agravamento da doença e evolução para óbito.
Força-tarefa contra a doença
Nos próximos dias, o Estado anunciou uma força-tarefa para apoiar os municípios do noroeste do RS no enfrentamento à dengue. As equipes realizarão reuniões e visitas nas comunidades de Tenente Portela, Redentora, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, entre outros municípios que pertencem à 2ª e à 15ª Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS).
As atividades serão desenvolvidas diretamente na prevenção aos focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Para isso, serão adotadas medidas de verificação de pátios e locais propícios para a formação de criadouros serão intensificadas junto aos moradores das cidades.
Agenda de atividades da força-tarefa
- Quarta-feira (21): 15h às 17h — reunião com gestores da 2ª CRS em Frederico Westphalen
- Quinta-feira (22): visitas a Tenente Portela (manhã) e Redentora (à tarde)
- Sexta-feira (23): 8h30min às 10h30min — reunião com gestores da 15ª CRS em Palmeira das Missões
Situação epidemiológica
Neste ano, o RS registra 5.208 casos confirmados da doença, sendo a maioria autóctone, que é quando o contágio aconteceu dentro do Estado. Em 2023, foram mais de 34 mil casos autóctones. Ao todo, foram 54 óbitos em virtude da dengue no ano passado.