O Rio Grande do Sul registrou o terceiro óbito em decorrência da dengue em 2024. O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), vinculado à Secretaria Estadual da Saúde (SES), confirmou a morte nesta sexta-feira (9). A vítima é uma mulher de 71 anos, moradora de Santa Rosa, no noroeste do Estado, que tinha comorbidades e faleceu em 2 de fevereiro.
O município de Santa Rosa registrou 130 casos de dengue em 2024. O município apresenta circulação, até o momento, de vírus dos tipos 1 (DENV1) e 2 (DENV2).
Na segunda-feira (5), a secretaria havia confirmado a primeira morte por dengue no RS este ano, uma mulher de 71 anos, em Tenente Portela, no noroeste. Ela tinha doenças pré-existentes e morreu em 31 de janeiro.
Um dia depois, a SES informou o óbito de um homem de 65 anos, morador de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, que também tinha comorbidades. A morte ocorreu no dia 1º de fevereiro.
Situação epidemiológica
Até o momento, o RS registra 3.193 casos confirmados da doença, dos quais 2.874 são autóctones, que é quando o contágio aconteceu dentro do Estado. Os demais são importados (residentes do RS que foram infectados em viagem a outro local).
Em 2023, foram mais de 34 mil casos autóctones. Ao todo, foram 54 óbitos em virtude da dengue no ano passado.