O Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, está recrutando pacientes com 18 anos ou mais diagnosticados com diabetes tipo 2, associada à obesidade e sobrepeso, e que não tenham utilizado insulina nos últimos 90 dias, para estudo de um novo medicamento. A pesquisa está na terceira fase, que implica na realização de testes clínicos com a aplicação do fármaco nos voluntários.
O Achieve-4, como o estudo foi batizado, busca avaliar os efeitos do medicamento LY3502970, um comprimido, nos pacientes e comparar os resultados de eficácia com os da insulina glargina – principal método de combate à doença. A finalidade é apresentar uma nova abordagem de tratamento para pacientes com diabetes tipo 2 e aumentar a gama de possibilidades para tratar a doença.
— Esse medicamento pertence a uma nova família de medicação. É um comprimido, utilizado uma vez ao dia. Ele age no pâncreas, regula a produção de glicemia e pode ter um benefício adicional: também atua no estômago aumentando a sensação de saciedade e diminuindo a fome. Para poder ir para o mercado, necessita passar por uma série de estudos clínicos e ter aprovação — explica o endocrinologista Guilherme Rollin, chefe do Serviço de Endocrinologia e Nutrologia do Hospital Moinhos de Vento.
Para se candidatar, basta preencher um formulário online disponibilizado pelo Moinhos de Vento, por meio do Instituto de Pesquisa. O paciente deve informar sobre medicamentos utilizados, procedimentos realizados e histórico cardiovascular. Serão 383 selecionados em diferentes países, incluindo Brasil e Estados Unidos.
Rollin salienta que o estudo é direcionado para pessoas com diabetes tipo 2 e que apresentem algum "risco cardiovascular", como ter sido vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou realizado alguma cirurgia cardíaca.
O Brasil é o quinto país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de adultos que sofrem com a doença. A pesquisa está registrada no site Clinical Trials, do governo norte-americano, como NCT05048719.
Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail contato.pesquisaclinica@hmv.org.br, pelo telefone ou Whatsapp (51) 3314-3209.
*Produção: Lucas de Oliveira