O Centro de Valorização da Vida (CVV) vai abrir, em março, três turmas para formar e selecionar novos voluntários parar atuarem no serviço de apoio emocional e prevenção ao suicídio. Para participar, é necessário ter idade a partir de 18 anos e disponibilidade de quatro horas e 30 minutos semanais realizar atendimentos, disponibilizados pelo telefone 188, e-mail ou chat.
Os cursos são gratuitos e estão disponíveis em duas modalidades: presencial e online. Os encontros serão semanais, com duração de 13 semanas.
O voluntário também precisará estar presente em reuniões de grupo uma vez por mês e realizar capacitações anuais oferecidas pelo CVV. Para participar, acesse o link e selecione a opção de atuação em Porto Alegre.
Turmas disponíveis:
- Curso presencial: início em 12/3/24 (terça-feira), às 14h.
- Curso online: início em 13/3/24 (quarta-feira), às 9h.
- Curso online: início em 13/3/24 (quarta-feira), às 19h30min.
O CVV
Fundado em 1962, em São Paulo, o Centro de Valorização da Vida realiza atividades e atendimentos voltados ao apoio emocional, a saúde mental e, principalmente, de prevenção ao suicídio. De forma gratuita, voluntários se disponibilizam para conversar sob total sigilo com pessoas que procuram o atendimento. O serviço funciona 24 horas por dia, durante todos os dias da semana, pelo telefone 188.
Porto Alegre foi a segunda cidade a abrigar uma sede do CVV, fundada no dia 3 de agosto de 1971. Além do atendimento por telefone, o CVV também disponibiliza outros dois meios: por e-mail ou pelo chat, disponíveis no site.