O Hospital São Lucas (HSL) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) recebe, nesta terça-feira (12), a placa oficial da certificação Qmentum Diamond como o primeiro hospital da América Latina a ter um centro de cardiologia certificado pela metodologia internacional. O setor +Cardio passou por uma avaliação que leva em consideração critérios como qualidade, segurança do paciente e gestão corporativa sustentável na instituição.
A acreditação, como é chamado o processo isento e voluntário de checagem a serviços de saúde, é concedida pela Quality Global Alliance (QGA), cocriadora da maior e mais inovadora Aliança Global para o desenvolvimento e a implementação de padrões mundiais de excelência em saúde com foco na pessoa. O diretor-geral do hospital, Saulo Mengarda, afirma que a certificação chancela a qualidade dos processos realizados na instituição e valida toda linha de atendimento do paciente do pré ao pós-alta.
— Por meio da auditoria, a acreditação garante que estamos seguindo os princípios de qualidade na assistência, garantindo a segurança do paciente e as melhores práticas de cuidado. Além disso, a certificação é muito significativa, pois ela valida uma área tão importante como a cardiologia, em que a necessidade de atendimento rápido e seguro é fundamental para sucesso na assistência do paciente — destaca Mengarda.
O hospital como um todo já havia sido reconhecido com a certificação. Desta vez, o cuidado cardiológico é que foi auditado. A atenção total no paciente foi destacada pelo chefe do +Cardio, Paulo Caramori. Segundo ele, o serviço prestado como um todo, desde o atendimento na Emergência, até o processo de alta e reabilitação de quem precisa se internar, foi reconhecido pela avaliação internacional.
— Em primeiro lugar, focamos no benefício que a assistência médica pode trazer ao paciente. Ao contrário de outros tipos de certificação, essa aliança global segue os mesmos valores desenvolvidos pelo hospital — conta o cardiologista.
Caramori acredita que a visão “linear”, em que todos os setores seguem um padrão, explica o sucesso do +Cardio do hospital.
— O paciente passa por várias áreas. Precisamos ser nota 10 em todas. Por isso, chamamos de "linha de cuidado", onde a dedicação permeia todos os lugares que o paciente precisa estar. Sou um apaixonado pela prática médica — diz o médico, que chama o momento como uma “mudança de paradigma”.
Serviço maduro
Para o sócio-fundador e CEO do QGA, Rubens Covello, o movimento que resulta na certificação é inovador. O paciente, de fato, passa a estar no centro das decisões, corroborando com os relatos dos médicos do Hospital do São Lucas.
— A maioria dos países tem processos nacionais e internacionais de acreditação. A Qmentum é uma metodologia que entende esse certificado como uma ferramenta para gerenciar riscos, uma medida para comparar a prestação de serviços de saúde — explica.
A Qmentum, que divide as classificações em níveis Gold, Platinum e Diamond, tem mais de 16 mil serviços acreditados pelo mundo e 25 comitês técnicos que já produziram mais de 120 padrões de qualidade e segurança. Covello elogiou o que foi visto por uma destas equipes na instituição localizada na Avenida Ipiranga, na Capital.
— Tivemos muita sorte de ter encontrado um serviço maduro, que tem uma linha de estrutura de cuidado cardiológico. O Qmentum Diamond está no nível máximo, demonstrando todo a atenção com o paciente, com ótima gestão de líderes e colaboradores. Ajudamos juntos a criar uma cultura de qualidade — saudou o sócio-fundador do QGA.
Entrega da placa
A cerimônia de certificação ocorrerá no Hospital São Lucas da PUCRS, a partir das 10h, e, além de Covello, Mengarda e Caramori, contará com a presença da diretora assistencial do hospital, Simone Ventura, do diretor técnico, Fabiano Ramos, do diretor administrativo-financeiro, Rogério Pontes Andrade, e demais lideranças e colaboradores da instituição.