O Hospital São Lucas (HSL) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) vai inaugurar, em 6 de dezembro, um centro especializado no tratamento da coluna vertebral. O novo espaço contará com a atuação de uma equipe multidisciplinar, oferecendo atendimentos particulares e por meio de convênios médicos.
De acordo com Saulo Mengarda, diretor-geral da instituição de saúde, o serviço privado terá como foco principal os adultos e a ideia é mapear desde pessoas que tenham dores crônicas na coluna até aquelas com problemas já diagnosticados. O centro também permitirá que os pacientes consigam ter acesso a todos os procedimentos necessários em um só lugar — ou seja, funcionará como “uma linha de cuidado”:
— O paciente com dor na coluna fará uma avaliação e o médico vai obter um diagnóstico para indicar um tratamento de prevenção, antes da cirurgia. É um espaço exclusivo para isso. A ideia é que as pessoas com qualquer problema na coluna procurem o centro, que terá um olhar integral para o paciente, a fim de discutir o melhor tratamento. O espaço fica dentro do complexo do hospital e a pessoa terá acesso a exames, academia, fisioterapia e cirurgia. Então, facilita a vida.
Com 40 anos de especialidade dedicados a essa área da medicina, o coordenador do novo Centro da Coluna do HSL, Erasmo Zardo, comenta que a ideia de estabelecer um atendimento multidisciplinar para a coluna vertebral e seus respectivos transtornos degenerativos é antiga, já que esses problemas sempre representaram um desafio para a conclusão dos diagnósticos e indicação de tratamentos.
— Em 1982, o Dr. Eduardo Paglioli, que é neurocirurgião e professor da PUCRS, teve a ideia de reunir vários profissionais interessados no tratamento da coluna vertebral, em busca de uma visão multidisciplinar. Ele foi um dos pioneiros no Brasil a formar esse grupo, com a meta de buscar pelos melhores resultados. O Dr. sempre afirma que o que é melhor para o paciente pode não ser o melhor para o médico. Então, a preocupação deve ser descobrir o que é melhor para o paciente e aí buscar soluções. Desde essa época, houve a manutenção desses princípios – conta o especialista.
Conforme Zardo, a equipe atual é formada por 12 especialistas focados no tratamento da coluna vertebral, entre médicos ortopedistas, neurocirurgiões, neuroclínicos, eletroneurofisiologista e um fisiatra. Além disso, o centro receberá todo o suporte diagnóstico e terapêutico do HSL e dos demais profissionais do Centro Clínico da PUCRS.
O novo espaço está instalado no térreo do Centro Clínico que, segundo o coordenador, foi totalmente reformado e adaptado para atender as necessidades dos especialistas. No local, há diversos consultórios e salas de exames, videoconferência, procedimentos e espera.
— O grupo do Centro de Coluna que será inaugurado reúne membros experientes do setor de coluna do Hospital São Lucas, médicos credenciados, médicos do Centro de Reabilitação da universidade e membros do Instituto Gaúcho da Cirurgia da Coluna Vertebral em uma sede própria. Há instalações modernas para um atendimento confortável, ágil e seguro no manejo dessas patologias — resume Zardo.
Entretanto, as cirurgias necessárias serão realizadas no HSL. Zardo destaca que o hospital está muito bem aparelhado para o tratamento cirúrgico da coluna vertebral, mas aponta que a cirurgia deve ser considerada a última opção. Isso porque o tratamento conservador, ou seja, o não-cirúrgico, que envolve medicamentos, reabilitação e fisioterapia, oferece bons resultados na maioria dos casos.