Os temporais que atingiram o Rio Grande do Sul, com destaque para as enchentes que afetaram severamente o Vale do Taquari nesta semana, deixaram pelo menos 23 estabelecimentos de saúde com algum tipo de dano, entre alagamentos e perda de equipamentos, informou a Secretaria Estadual da Saúde (SES) nesta quinta-feira (7). A pasta está monitorando e trabalhando no auxílio à população e aos serviços de saúde.
O número permanece o mesmo de quarta-feira (6). O governo do Estado segue ampliando o levantamento, à medida que é possível acessar os locais. Os municípios com situação mais crítica são Roca Sales e Muçum. As duas cidades perderam todas as unidades de saúde. Em Muçum, o hospital foi preservado, e uma unidade de saúde foi recuperada nesta quinta-feira.
— Os serviços de saúde de outros municípios não foram afetados da maneira que foi Roca Sales. Nas outras cidades aparentemente existe um grau, não normal, mas possível, de cuidado — afirma Maria Letícia Ikeda, médica e chefe da Divisão de Unidades Próprias da SES.
Em Roca Sales, o hospital, que foi completamente atingido, está passando por uma limpeza. Profissionais voluntários, como eletricistas e engenheiros, estão prestando assessoria para recuperar o estabelecimento e retomar os atendimentos.
Conforme a médica, uma unidade de saúde móvel, oferecida pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, chegará na tarde desta quinta-feira ao município de Roca Sales. A unidade conta com consultórios, refrigeração, caixa d'água, eletricidade autônoma e outros recursos, e será instalada na Rua Padre Fernando Steffen, para prover cuidados em saúde.
A SES montou uma base junto à prefeitura de Encantado. A chefe da Divisão de Unidades Próprias ressalta que existe uma grande ajuda por parte de municípios vizinhos que não foram afetados, com equipes de saúde, além do apoio da Força Nacional do Sistema Único de Saúde, do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e do Hospital Moinhos de Vento. Ainda que um grande número de pessoas tenha se prontificado a ajudar, a pasta segue catalogando voluntários – profissionais autônomos, prefeituras, organizações da sociedade civil e instituições de saúde podem procurar a secretaria.
O órgão também está reforçando estoques de vacinas junto às Coordenadorias Regionais de Saúde. Além disso, foram enviados lotes de hipoclorito para a retirada de impurezas da água. Kits do Ministério da Saúde também chegarão aos municípios atingidos nesta sexta-feira (8), contendo medicamentos e insumos.
Estabelecimentos de saúde com estragos ou prejuízo nos atendimentos
- Antônio Prado: incêndio na Unidade Básica de Saúde (UBS)
- Arroio do Meio: UBS inundada (sem previsão de reabertura) e Hospital São José com difícil acesso
- Bento Gonçalves: avarias nos postos das Estratégias de Saúde da Família (ESF) Zatt, Barracão e Conceição e nas UBS São João e Zona Sul
- Caxias do Sul: duas UBS fechadas na segunda-feira (e reabertas na terça-feira)
- Cruzeiro do Sul: uma UBS com perda completa
- Encantado: infiltração no telhado do Hospital Beneficente Santa Terezinha
- Estrela: duas ESF com perda total de móveis, equipamentos, rede lógica, rede elétrica e estrutura física, e monitoramento do nível de água próximo ao hospital
- Jaquirana: dano em telhado da UBS
- Muçum: Hospital Beneficente Nossa Senhora Aparecida não atingido, porém com difícil acesso
- Roca Sales: inundação do Hospital Roque Gonzales (remoção de 10 pacientes)
- Salto do Jacuí: Hospital Municipal Dr. Aderbal Schneider com infiltração no telhado
- Santa Tereza: UBS não atingida, porém com estoque de vacinas removido em virtude de falta de energia
- Santo Antônio do Palma: danos em uma UBS (interditada parcialmente)
- Serafina Corrêa: duas UBS interditadas (uma invadida pelo rio e outra com danos no telhado)
- Vale Real: dano em telhado da UBS
Estruturas da SES afetadas
- Passo Fundo (6ª Coordenadoria Regional de Saúde): alagamento da Farmácia de Medicamentos Especiais (sem perda de materiais)
- Passo Fundo (Hemopasso): infiltração no telhado (suspensão da coleta por dois dias em função de risco de choque elétrico)
- Santa Rosa (14ª Coordenadoria Regional de Saúde): alagamento e infiltração no auditório