Após dois dias de trégua, o Vale do Taquari deve voltar a registrar chuva na tarde desta quinta-feira (7). O tempo fica instável e a precipitação ganha força na região devido à atuação de um cavado meteorológico, uma baixa pressão relativa e mais alongada, e também a uma baixa pressão localizada no oceano. Conforme a Climatempo, as rajadas de vento se intensificam durante a madrugada de sexta-feira (8) e podem chegar a 80km/h.
Durante o feriadão de 7 de Setembro, há previsão de chuva em toda a região, que se intensifica ao longo do dia e da noite desta quinta-feira. Segundo a meteorologista da Climatempo, Alana Gabriele Araújo, a chuva deve ser mais forte durante a noite e a madrugada de sexta-feira. De quinta a sábado, deve chover de 80mm a 100mm na região, índice acima da média para o período.
— É muita chuva. Principalmente porque a região já foi bem afetada pela chuva nos dias anteriores, o solo está encharcado e os rios cheios — afirma Alana.
Por conta deste cenário, o Vale do Taquari permanece em alerta máximo. Na sexta-feira, a chuva deve voltar a atingir os municípios de Taquari (37mm), Lajeado (30 mm) e Bom Retiro do Sul (30 mm).
— Ainda há previsão de temporais, raios e rajadas de vento que variam de 60km/h a 80km/h. Como a região está fragilizada, qualquer chuva vai causar estragos. A população deve ficar em alerta porque ainda vai chover bastante hoje e amanhã em praticamente todo o Estado — ressalta a meteorologista.