O cenário da pandemia de covid-19 no Brasil é de redução nos registros de casos graves e nos óbitos. No Rio Grande do Sul, por exemplo, mais de 70% dos municípios não registraram mortes por conta da doença neste ano.
A melhora nos indicadores também influencia nos sintomas dos infectados: isso porque, com o avanço da vacinação, é comum que os pacientes não tenham tanta dificuldade para combater o vírus como quando ocorria no passado, época em que havia menos pessoas imunizadas.
— Dor de garganta e tosse seca são os sintomas mais comuns da covid-19 hoje. A febre, na maioria das vezes, é baixa — resume Caroline Deutschendorf, coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).
Segundo a nota informativa 41, da Secretaria Estadual da Saúde (SES), um caso suspeito de covid-19 ocorre quando um paciente apresenta quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou gustativos e diarreia.
Em crianças, além dos itens anteriores, é considerada a obstrução nasal na ausência de outro diagnóstico específico. Já em idosos, segundo a SES, deve-se considerar critérios específicos de agravamento, como desmaio, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e falta de apetite.
A covid-19 é confundida com outras doenças, em especial durante o outono: de tão parecidas, a identificação é possível apenas por meio de um teste, pontua Paulo Gewehr, infectologista do Hospital Moinhos de Vento.
— A imensa maioria dos casos (de covid-19) é leve, com sintomas que se confundem com resfriados, gripes e até quadros alérgicos. Poucos casos ficam graves a ponto de precisar ir para uma emergência e ou internar em um hospital, muito por conta da vacinação — diz o especialista.
Por conta dessa característica, Gewehr indica que um teste seja feito em caso suspeito de covid-19, para que o paciente cumpra o período de isolamento necessário para evitar outras infecções.
A SES define que casos leves suspeitos de covid-19 não apresentam os seguintes sintomas: febre (temperatura maior ou igual a 37,8ºC), falta de ar ou dificuldade para respirar, cansaço, sonolência excessiva, confusão mental ou tontura.
Os sintomas mais comuns da covid-19:
Em adultos, a suspeita existe com pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas:
- febre
- calafrios
- dor de garganta
- dor de cabeça
- tosse
- coriza
- distúrbios olfativos ou gustativos
- diarreia
Em crianças, além dos itens anteriores, considera-se também obstrução nasal.
Em idosos, deve-se considerar também suspeitos casos de desmaio, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e falta de apetite.