Ao menos seis cidades da região metropolitana de Porto Alegre já estão destinando as vacinas Pfizer Baby contra a covid-19 a bebês a partir dos seis meses de idade, com ou sem comorbidades.
GZH fez contato com 11 municípios na manhã desta quarta-feira (4). Em Alvorada, Gravataí e Sapucaia do Sul, a imunização está liberada para crianças sem comorbidades até a faixa de um ano (um ano, 11 meses e 29 dias). Já em Cachoeirinha, Novo Hamburgo e São Leopoldo, todos os bebês com até dois anos (dois anos, 11 meses e 29 dias), com ou sem comorbidades, recebem as vacinas.
Em dois locais, os estoques acabaram: Esteio e Eldorado do Sul. Há ainda casos de prefeituras que aplicam somente a segunda dose (confira abaixo a situação de cada uma).
Em Porto Alegre, a prefeitura alerta que os estoques da vacina para essa faixa etária estão baixos — por isso, apenas o público com comorbidades está sendo imunizado.
O Ministério da Saúde informou a reportagem que está prevista para o primeiro trimestre deste ano a chegada de um lote de vacinas Pfizer Baby. Segundo a pasta, são doses já adquiridas, de contratos vigentes, mas ainda não há a estimativa de quantas serão enviadas.
O esquema prevê a aplicação de três doses, sendo que as duas primeiras devem ter intervalo de quatro semanas. A terceira dose deve ser aplicada oito semanas após a administração da segunda dose.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso da Pfizer Baby em crianças de seis meses a quatro anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias). No entanto, como o estoque é reduzido, ela é aplicada nos pequenos a partir de seis meses até dois anos (dois anos, 11 meses e 29 dias), segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES).
Para as crianças com três e quatro anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), está disponível a CoronaVac. A partir dos cinco anos, pode ser usada a Pfizer pediátrica.
Veja como está a vacinação em cada cidade
Alvorada
As crianças de seis meses a dois anos com comorbidades podem receber as vacinas Pfizer Baby. Para os bebês sem comorbidades, a imunização também está liberada, mas até a faixa de um ano de idade. Segundo a prefeitura, os estoques estão normais. A imunização está disponível no Centro de Vacinação, na Rua Roberto de Souza Feijó, 147.
Cachoeirinha
A vacina está disponível para todas as crianças de seis meses a dois anos, com ou sem comorbidades. Segundo a prefeitura, a procura é baixa e, por isso, há estoque. A Pfizer Baby pode ser encontrada na UBS Parque da Matriz (nas terças), UBS Jardim do Bosque (nas quartas) e ESF Otacílio (nas sextas).
Canoas
Na cidade, estão sendo vacinados os bebês entre seis meses e dois anos, com comorbidades. Segundo a prefeitura, o estoque é baixo. As doses são disponibilizadas na unidade Santa Isabel, na Rua Frei Orlando, 141, Centro. É necessário agendamento, feito de segunda a sexta, das 8h às 17h, na unidade.
Esteio
Os estoques da Pfizer Baby terminaram no fim de dezembro. Assim, não é possível fazer agendamento para a faixa etária dos seis meses a dois anos. Apenas o público com comorbidades estava sendo imunizado. Segundo a prefeitura, a CoronaVac, que estava sendo aplicada em crianças de três e quatro anos, também terminou. Segue disponível apenas a Pfizer que pode ser aplicada em crianças de cinco a 11 anos, além da imunização para adultos.
Eldorado do Sul
Segundo a prefeitura, os estoques da Pfizer Baby já terminaram. Agora, é aguardada a chegada de novas doses para a segunda aplicação. Na cidade, foram vacinados bebês entre seis meses e dois anos, com e sem comorbidades.
Gravataí
As crianças de seis meses a dois anos com comorbidades podem receber as vacinas Pfizer Baby. Para os bebês sem comorbidades, a imunização também está liberada, mas até a faixa de um ano de idade. Segundo a prefeitura, os estoques estão normais. As doses estão disponíveis na USF Cohab A (7h30min às 17h30min), USF Neópolis (7h30min às 18h30min), USF Barro Vermelho (7h30min às 17h), USF Parque dos Anjos (7h30min às 17h) e UBS Morada do Vale I (7h30min às 21h).
Guaíba
Segundo a prefeitura, os estoques estão baixos, e apenas as segundas doses estão sendo aplicadas em bebês de seis meses a dois anos com comorbidades. A imunização está disponível na UBS Saúde da Mulher, na Rua Cel. Serafim Silva, 160, no Centro.
Novo Hamburgo
A vacinação para crianças sem comorbidades foi liberada nesta semana em Novo Hamburgo. Para evitar o desperdício de doses, é necessário fazer o agendamento entre segunda e quinta-feira e, nas sextas, ocorre a aplicação. São dois locais de vacinação, e o agendamento pode ser feito presencialmente ou por telefone. Um deles é a Casa da Vacina, que fica na Avenida Coronel Frederico Linck, 900, no bairro Rio Branco, e atende pelos telefones (51) 3595-1919 e (51) 99501-7717 (do meio-dia às 17h). O outro é a Unidade Saúde Família (USF) Lomba Grande, localizada na Rua Victor Thiesen, 125, esquina com Odete Correia Schuck. O telefone de contato é o (51) 3596-1543).
Porto Alegre
Na Capital, apenas crianças com comorbidades a partir dos seis meses de idade são vacinadas. Segundo a prefeitura, o estoque do imunizante é baixo. Para consultar os locais e horários, clique aqui.
São Leopoldo
As crianças entre seis meses e dois anos, com ou sem comorbidades, estão recebendo a Pfizer Baby. Segundo a secretária de Saúde, Paula Silva, os estoques estão baixos e são suficientes para no máximo duas semanas. Para evitar que as doses sejam perdidas, a imunização desse público está ocorrendo em apenas um local: a UBS Materno Infantil, localizada na Rua São Joaquim, 1008, Centro. O local atende de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h às 16h30min.
Sapucaia do Sul
As crianças de seis meses a dois anos com comorbidades podem receber as vacinas Pfizer Baby. Para os bebês sem comorbidades, a imunização também está liberada, mas até a faixa de um ano de idade. Segundo a prefeitura, os estoques estão normais. A imunização está disponível na ESF Cohab Casas, nas terças e sextas.
Viamão
Segundo a prefeitura, restam apenas cerca de 400 vacinas em estoque, destinadas à segunda dose de crianças de seis meses a dois anos com comorbidades. A imunização é feita por agendamento, para que não haja desperdícios. Em alguns casos, há a chamada "xepa" para que nenhuma dose seja descartada — aí, são vacinadas crianças com ou sem comorbidades, mesmo que seja primeira dose. Cada posto tem uma lista de espera. As unidades com imunização desse público são Itapuã, Águas Claras, Policlínica, Meneguine, Vila Elsa, São Tomé, Santa Isabel e São Lucas. O agendamento é feito pelo telefone, disponível neste link.