O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e a Santa Casa de Misericórdia estão com restrição no atendimento de pacientes e recebem apenas situações consideradas graves neste domingo (11). A situação é registrada desde o sábado.
A emergência do Sistema Único de Saúde (SUS) na Santa Casa opera desse modo desde a sexta-feira (9). Conforme o painel de monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre, no início da tarde deste domingo, a instituição, que tem 24 leitos, registrava 57 pessoas em atendimento, 137% acima da capacidade. O hospital não detalhou quais os tipos de casos mais atendidos na emergência SUS no dia.
Segundo a assessoria de comunicação explicou a GZH ainda no sábado, a superlotação não atinge a emergência particular/convênios, que segue com atendimentos normais neste sábado.
O Clínicas opera acima da capacidade desde o sábado. Por volta das 14h deste domingo, a emergência, que pode receber até 56 pacientes, atendia 69, superlotação de 23%.
Por volta das 18h do sábado, o Hospital Nossa Senhora da Conceição informou que 79 pessoas eram atendidas na emergência, que tem 64 leitos disponíveis, o que representa 23% acima da capacidade total. As emergências do Hospital da Restinga, o Instituto de Cardiologia e o Hospital Vila Nova operam sem restrições.