A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre oferece testes rápidos gratuitos para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C neste final de semana. Até as 16h deste sábado (10), o ônibus Fique Sabendo estará na Redenção, em frente ao Monumento ao Expedicionário. No domingo, das 10h às 16h, a unidade móvel ficará na Orla do Guaíba.
Os interessados preenchem um breve questionário e, no interior do veículo, coletam pequenas amostras de sangue (a partir de um furinho feito com agulha em um dedo) para a realização das quatro testagens, procedimento que não leva mais do que cinco minutos. Os resultados e o laudo são liberados em cerca de 15 a 20 minutos. Na manhã deste sábado, o movimento era bom, apesar do forte calor.
Também há distribuição de preservativos, gel lubrificante e autotestes de HIV. Profissionais de saúde prestam orientações sobre as enfermidades e tratamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Lia Fernanda Trajano da Silva, enfermeira do Serviço de Atendimento Especializado Santa Marta da Coordenação de Atenção a Tuberculose, IST, HIV/Aids e Hepatites Virais da SMS salienta a importância de a população se submeter a essas avaliações, ainda que a possibilidade da eventual descoberta de uma das doenças assuste alguns.
— É sempre melhor saber. Muitos dizem que "quem procura acha", mas se a pessoa detecta hoje vai ter todo o suporte. O tratamento de qualquer uma dessas infeções está 100% disponível pelo SUS. A importância de saber é poder tratar. Os tratamentos estão muito simplificados — diz Lia.
A iniciativa marca o Dezembro Vermelho, mês dedicado à luta contra a aids. Testes para infecções sexualmente transmissíveis estão disponíveis de segunda a sexta-feira nos 132 postos de saúde da Capital e no Serviço de Atendimento Especializado Santa Marta, no Centro.