O atendimento de saúde da população trans e travesti de Porto Alegre será ampliado a partir de quarta-feira (31), anunciou a Secretaria Municipal de Saúde. O Ambulatório Trans, que há três anos funciona no Centro de Saúde Modelo, trocará de endereço para o Centro de Saúde Santa Marta, que fica na rua Capitão Montanha, 27, no Centro Histórico. Além da mudança de local, está prevista a ampliação da oferta de horários e de serviços.
O atendimento, que atualmente é realizado apenas duas vezes por semana, num total de oito horas semanais, passará para 30 horas, de segunda a sexta-feira, entre 13h e 19h. Além disso, haverá aumento da equipe, que será composta por três médicos, duas assistentes sociais, enfermeira, técnico de enfermagem e psicólogo, contando também com suporte de nutricionista e de farmacêutico. Entre os principais serviços oferecidos estão consultas, exames, hormonização, grupo de convivência, acolhimento e encaminhamentos.
Outra melhoria é no espaço físico, que foi remodelado, conforme a prefeitura. O espaço terá recepção, três consultórios, sala de procedimentos, sala de convivência com capacidade para até 30 pessoas e sala de trabalho com computadores. O agendamento das consultas pode ser feito pelo WhatsApp (51) 9506-9632 ou por demanda espontânea.
Na Capital, a comunidade trans e travesti ainda pode encontrar serviços de saúde no Ambulatório de Identidade de Gênero (AMIG), no Hospital Conceição, e no Programa Transdisciplinar de Identidade de Gênero (Protig) do Hospital de Clínicas.