O Grupo Hospitalar Conceição (GHC) inaugurou neste sábado (18) o Ambulatório de Identidade de Gênero (Amig), serviço complementar da atenção básica com o de atendimento especializado na população trans, travestis e não-binária. O espaço, localizado no bairro Cristo Redentor, funcionará quinzenalmente, mediante agendamento prévio.
O serviço já operava como projeto-piloto há mais de um ano, desde 24 de outubro de 2020, também quinzenalmente. A inauguração foi uma formalização do atendimento, que funciona nos mesmos moldes da atenção básica dos postos de saúde, mas focado nessa população, que, segundo a gerente de Saúde Comunitária do GHC, Helena Beatriz Silveira da Cunha, muitas vezes sofre preconceito em outros espaços.
— OAmig, além de proporcionar saúde integral, também é um importante espaço de conscientização dos profissionais sobre a necessidade de termos no SUS unidades mais inclusivas, que possibilitem um atendimento qualificado e menos preconceituoso — destaca Helena.
Mesmo tendo iniciado durante a pandemia e usando apenas o Instagram como ferramenta de divulgação, o serviço já é frequentado regularmente por 135 pessoas cadastradas. A cada quinzena são atendidas em média 40 pessoas. Os agendamentos são feitos por meio do WhatsApp, pelo número (51) 3255-1726. A equipe conta com 12 profissionais contratados e 10 residentes das áreas de psiquiatria, medicina da família, enfermagem, serviço social e psicologia.
Conforme a psicóloga Silvia Ramão e o médico de família e comunidade Vinícius Vicari, integrantes do colegiado de coordenação da Amig, a ideia é oferecer um cuidado em saúde integral e reduzir as barreiras de acesso das pessoas trans a serviços tradicionais de saúde.
A inauguração foi acompanhada por representantes de movimentos sociais ligados a questões de gênero e sexualidade, que demandavam esse tipo de atendimento.
A Unidade de Saúde Conceição está localizada na Rua Álvares Cabral, 429, bairro Cristo Redentor, em Porto Alegre.