O Hospital Moinhos de Vento abriu nesta sexta-feira (3) a tenda para atendimento de casos suspeitos de influenza e covid-19. A previsão inicial era de que a estrutura, similar à que foi utilizada em momentos críticos da pandemia, começasse a operar na segunda (30) ou na terça-feira (31) — o que não ocorreu.
Com o novo serviço, pacientes com sintomas respiratórios passam a ser atendidos no espaço montado na área externa da instituição, com entrada pela Rua Ramiro Barcelos, 910. Pessoas com outros problemas de saúde seguirão sendo atendidas normalmente na emergência.
De acordo com o Moinhos, os pacientes passarão por uma triagem para verificar se possuem os critérios estabelecidos para fazer o teste da covid-19. A tenda funcionará todos os dias, das 8h às 19h, e a expectativa é de que 50 pessoas sejam atendidas diariamente no local.
Juçara Maccari, gerente médica do Hospital Moinhos de Vento, explica que a montagem da estrutura foi motivada pelo aumento de casos de infecções respiratórias registrado nos últimos dois meses:
— É uma estrutura para pacientes de baixa complexidade, aqueles que precisam de poucos recursos. Quem precisar ser internado irá para a emergência. Queremos manter a segurança dos pacientes separando os fluxos de atendimentos do hospital.