
A partir desta segunda-feira (12) o público geral também pode se vacinar contra a gripe em Passo Fundo, no norte do Estado. Desde 31 de março, quando a campanha da vacinação foi lançada no município, os imunizantes estavam restritos aos grupos prioritários como idosos e gestantes.
Até agora, Passo Fundo recebeu mais de 61 mil doses da vacina, em quatro remessas. A última foi em 30 de abril. A imunização pode ser realizada em 26 pontos da cidade (confira abaixo).
A influenza, o vírus da gripe, é transmitida através do contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas, como gotículas de tosse e espirro, ou através do toque em superfícies contaminadas, seguida do toque em olhos, nariz e boca.
O infectologista do Hospital de Clínicas de Passo Fundo, Hugo Noal, alerta que a gripe pode ser fatal, especialmente para grupos de risco como idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas:
— Se não tratada a tempo, a gripe pode evoluir para complicações graves como pneumonia e outras infecções respiratórias, que podem ser fatais. O paciente com síndrome gripal pode evoluir para uma forma chamada Síndrome Respiratória Aguda Grave, caracterizado pela falta de ar.
De janeiro até o começo de maio, Passo Fundo registrou três mortes por influenza. Conforme a Secretaria de Saúde, as mortes têm associação com outros fatores, como idade, comorbidades, fatores de risco, obesidade, tabagismo e calendário de vacinação.

No Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), foram registrados 22 casos da doença em abril e 9 em maio. Já no Hospital de Clínicas (HCPF), a instituição registrou 15 pessoas com gripe no último mês e 16 até a terça-feira (6).
Já no Hospital Beneficente Dr. César Santos (Hospital Municipal) foram registrados 210 casos de síndromes respiratórias em março e 410 em abril. O termo é utilizado pelo SUS como código para a gripe comum e o covid-19.
Conforme o diretor-geral do hospital, Luis Schneiders, o aumento é visto desde fevereiro, quando foram registrados 120 casos.
— Esse aumento pode estar relacionado ao acúmulo de feriados, aglomerações, clima, às primeira mudanças de temperatura. Tudo ajuda — disse.
Importância da vacinação

A vacinação é considerada a forma de prevenção mais eficaz contra o vírus da influenza, como explica o médico especialista:
— É importante destacar que a vacina não impede você de ter a gripe, mas ajuda a vencer a doença.
A orientação para quem está gripado e ainda não realizou a vacinação é de aguardar cerca de 15 dias após a cura da doença.
— Só depois disso é recomendado fazer a vacina para aumentar a eficácia vacinal, pois o sistema imunológico está envolvido com a infecção neste período da doença, além dos sintomas gripais poderem ser atribuídos indevidamente à ação vacinal — disse.
Onde se vacinar em Passo Fundo
UBSs e ESFs
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h às 16h30min
Locais:
- ESF Adriana Lírio
- ESF São José
- ESF São Luiz Gonzaga
- ESF Adolfo Groth
- ESF Donária/Santa Marta
- ESF Mattos
- ESF Nenê Graeff
- ESF Jerônimo Coelho
- ESF Planaltina
- ESF São Cristóvão
- ESF Valinhos
- ESF Ricci
- ESF Zacchia
- ESF Adirbal Corralo
- ESF Jaboticabal
- ESF Caic Edu Azambuja
- UBS Parque Farroupilha
- UBS Jardim América
- UBS Vila Nova/Santa Maria
- UBS Petrópolis
- UBS Annes
Central de Vacinas
- Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
- Endereço: Rua Uruguai, 667 — Centro
Cais
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30min, e aos sábados das 8h às 11h
- Cais Hípica
- Cais Boqueirão
- Cais Vila Luíza
Cais Fragomeni (São Cristóvão)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30min, e aos sábados e domingos das 8h às 19h30min.