Convidado do programa Altas Horas, da Globo, do último sábado (4), o padre Fábio de Melo foi assunto nas redes sociais nos últimos dias. Internautas chamaram a atenção para o seu rosto inchado durante o programa, especulando que o religioso tivesse feito harmonização facial. Fábio de Melo, por sua vez, em entrevista ao jornal O Dia na segunda-feira (6), revelou ter sido diagnosticado com a Síndrome de Ménière há 10 anos.
Pouco conhecida, a doença caracteriza-se por ataques súbitos de vertigem incapacitante, náusea e vômito, sensação de pressão no ouvido, perda de audição flutuante e barulho constante, com um zumbido, tecnicamente chamado de acufeno. No caso de Fábio de Melo, o religioso afirmou que é afetado pela perda de audição do ouvido esquerdo. O inchaço, por sua vez, era efeito colateral de corticoides, que reforçam a retenção de líquidos e são utilizados para tratamento da doença.
Esses sintomas geralmente duram de uma a seis horas, mas em casos mais raros podem persistir durante um dia inteiro. Tanto a perda de audição quanto o acufeno geralmente afetam somente um ouvido. Já a perda de audição é tipicamente maior nas frequências de sons mais baixas. A causa da condição está possivelmente relacionada com uma quantidade de líquido em excesso que esteja normalmente presente no ouvido interno.
Diagnóstico e tratamento
Se o paciente apresenta os sintomas que caracterizam a doença, o diagnóstico pode ser confirmado por meio de exames de audição e de ressonância magnética com contraste à base de gadolínio (RM).
Não existe um tratamento específico para cura da doença, mas alguns métodos podem ajudar a prevenir crises, como limitar sal, álcool e café na dieta e fazer uso de diuréticos, que que aumentam a excreção de urina. Para aliviar os sintomas, os corticoides também costumam ser recomendados por médicos.
Fonte: Manual MSD - Versão Saúde para Família