Hérnia é uma saliência de víscera ou órgão que pode acontecer em diversas regiões do corpo, como no umbigo e na região inguinal, ou seja, da virilha. Essa protuberância fica abaixo da pele, mas se torna visível quando o indivíduo tosse, levanta peso ou faz força. Pode provocar desconforto e dor, cuja intensidade varia conforme a gravidade do caso. Famosos como o ator e cantor Arthur Aguiar e o jornalista William Bonner tiveram de lidar com o problema e passaram por cirurgia.
A condição é mais comum em homens, em idades extremas, como idosos ou recém-nascidos. Também é mais recorrente em caso de doenças associadas que aumentam a pressão dentro do intestino, como constipação, tosse crônica e dificuldade para urinar, por ser causada pela fraqueza da musculatura da parede abdominal.
O tamanho da hérnia costuma aumentar com o tempo. Em casos mais graves, pode acontecer o que se chama de "hernia estrangulada", complicação caracterizada pelo corte de fornecimento de sangue para o intestino, que pode provocar isquemia (redução do fluxo sanguíneo) ou gangrena (morte de um tecido por falta de irrigação).
O tratamento da hérnia inguinal é feito com cirurgia. O procedimento, chamado de herniorrafia, é considerado simples, se o paciente não tiver complicações. Pode ser feito por incisão ou videocirurgia. Em ambos os procedimentos, a técnica consiste em empurrar a hérnia para dentro do abdômen. Às vezes, pode ser necessário usar uma tela para reforçar a parede abdominal e evitar que a condição retorne.
Fonte: Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva