Está marcada para as 17h desta segunda-feira (14) a reunião do Comitê Científico de Apoio ao Enfrentamento da Pandemia de Covid-19 para analisar se é viável que o governo do Estado desobrigue o uso de máscaras em ambientes ao ar livre do Rio Grande do Sul.
O encontro será virtual e foi agendado após o governador Eduardo Leite declarar, em viagem aos Estados Unidos na semana passada, que era favorável às pessoas deixarem de usar as máscaras em espaços abertos. Ele disse que havia submetido o assunto aos integrantes do Comitê Científico, formado por especialistas em saúde, ciência e tecnologia que prestam auxílio na elaboração de medidas de controle do vírus.
De acordo Suzi Camey, professora de Estatística e Epidemiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e participante do Comitê Científico, a reunião será consultiva, destinada apenas a discutir se é oportuno que as pessoas fiquem sem máscaras quando estiverem ao ar livre. Quem tem poder de decisão é o governo do Estado, que pode acatar o posicionamento do grupo ou não.
Na sexta-feira (11), o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, publicou decreto desobrigando o uso das máscaras ao ar livre na Capital. A decisão veio após especialistas em saúde declararem, durante uma reunião com representantes da prefeitura, que eram favoráveis à flexibilização.