Em viagem aos Estados Unidos, o governador Eduardo Leite afirmou que enviou um pedido ao Comitê Científico para desobrigar o uso de máscaras no Rio Grande do Sul. Desde março de 2020, a proteção é exigida no Estado como forma de conter o avanço do coronavírus. Segundo Leite, a população está cansada do acessório. A declaração foi dada na terça-feira (8) a jornalistas, em Nova York.
Ao menos cinco capitais brasileiras já liberaram o uso de máscara ao ar livre. A cidade do Rio de Janeiro foi além e não exige, desde terça-feira, a proteção em locais fechados. Para isso, no entanto, é preciso comprovante de vacinação.
– Compreendo a preocupação com o uso das máscaras, é claro que pode ser um fator adicional de segurança. Mas não pode haver hipocrisia. As pessoas estão cansada do uso das máscaras – disse Leite.
O governador informou que o pedido ia ser feito pelo vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior, em reunião com integrantes do Gabinete de Crise para Enfrentamento da Pandemia no RS e do Comitê Científico. O encontro ocorreu na tarde de ontem.
–Ele (Ranolfo) já fez a solicitação para que o Comitê Científico faça uma análise sobre a retirada das máscaras. Talvez seja mais prudente aguardar nova atualização de dados, porque teve mais recentemente o Carnaval, mas tudo indica que estamos vivendo consistente redução de casos e internações. Minha expectativa é que possa ser revisto o uso das máscaras – disse.
Nesta quarta-feira, a comunicação do governo do Estado confirmou que o pedido de análise de uma possível liberação do uso de máscara ao ar livre foi encaminhada aos técnicos do governo e ao Comitê Científico. O texto, publicado nas redes sociais, enfatiza que não há prazo para a conclusão do estudo.
Formado em 2020, o Comitê Científico reúne uma série de especialistas em saúde e outras áreas estratégicas para ajudar o governo a articular decisões que possam conter o avanço da pandemia no RS.
Uma das integrantes mais ativas do Comitê, a professora de Estatística e Epidemiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Suzi Camey, confirmou a GZH que os participantes devem começar a analisar a possibilidade da retirada das máscaras ainda nesta semana, mas não informou quando saíra o resultado.
Segundo Suzi, o governador costuma levar em consideração as opiniões dos participantes do Comitê, mas não significa que vai acatá-las.
– Ao longo de toda a pandemia, o governador ouviu nossas opiniões. Mas vai dele acatar ou não. Pode ser que tome outras decisões levando em consideração contextos políticos – disse.
Capital gaúcha
A prefeitura de Porto Alegre também está reavaliando a obrigatoriedade do uso de máscara em espaços públicos abertos. A decisão acontecerá após um debate que será realizado nessa quinta-feira (10). Prefeitos de outras cidades da Região Metropolitana e convidados técnicos estarão presentes no encontro.
De acordo com a assessoria do gabinete do prefeito Sebastião Melo, serão chamados representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e da Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior em Novo Hamburgo (Feevale).