A prefeitura do Rio de Janeiro liberou o uso total de máscaras na cidade, ou seja, não será mais cobrado o apetrecho de proteção, inclusive, em locais fechados. Em ambientes abertos, o uso já era facultativo desde outubro do ano passado. O passaporte vacinal, no entanto, permanece mantido na cidade.
As nova medidas, anunciadas nesta segunda-feira (7), passam a valer a partir da terça-feira, após publicação no Diário Oficial.
A decisão foi tomada em reunião do Comitê Científico do município nesta manhã. O encontro estava marcado para o dia 14, mas a pedido do prefeito, Eduardo Paes, foi antecipado para a manhã de hoje. Isso porque, na quinta-feira passada, um decreto do governo do Estado do Rio de Janeiro repassou aos 92 municípios fluminenses a decisão de deliberar sobre o uso de máscara.
Como argumento para decisão, o secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz, disse durante coletiva de imprensa que os "indicadores dão muita segurança para essa medida".
– Temos a menor transmissão desde o começo da pandemia, de 0,3, e uma positividade menor que 5%, com uma redução gradativa ao longo das últimas semanas – afirmou Soranz.
O Rio de Janeiro se torna a primeira capital a liberar o uso total da máscara. São Paulo discute o assunto e pode anunciar novas medidas nesta terça-feira. Na semana passada, o Distrito Federal liberou o uso da proteção em ambientes ao ar livre.