Estudo conduzido em animais aponta, em resultados preliminares, que o coronavírus, causador da covid-19, pode infectar os genitais masculinos. Macacos contaminados apresentaram comprometimento da próstata, dos testículos e do pênis. As informações são da CNN Brasil.
Os pesquisadores utilizaram o exame de tomografia computadorizada para avaliar todo o corpo dos primatas. A expectativa era encontrar o sars-cov-2 nos pulmões e no nariz, mas a observação surpreendeu a equipe: disseminação completa pelos genitais.
— Não tínhamos ideia de que encontraríamos o vírus lá — disse Thomas Hoje, professor de Biologia Celular e do Desenvolvimento da Escola de Medicina Feinberg, da Universidade Northwestern, em Chicago, nos Estados Unidos.
O estudo ainda está em formato “preprint”, aguardando a revisão por pares e a publicação em um periódico científico.
— Esses resultados indicam que dor testicular, disfunção erétil, hipogonadismo (atividade funcional reduzida dos testículos), redução da qualidade dos espermatozoides e diminuição da fertilidade associados ao sars-cov-2 são consequência direta da infecção das células do trato reprodutor masculino e não mecanismo indiretos, como febre e inflamação — acrescentou Hope.
No Brasil, pesquisa liderada por docentes da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) demonstrou que o coronavírus consegue invadir todos os tipos de células dos testículos, provocando lesões que podem prejudicar a função hormonal e a fertilidade. Foi feita autópsia de tecidos de 11 pacientes, com idades entre 32 e 88 anos, que morreram em decorrência da covid-19.