A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, no dia 28 de janeiro, a venda e o uso do autotestes de covid-19 no Brasil. Com isso, qualquer pessoa poderá fazer, em casa, a coleta e interpretar o resultado, de acordo com as instruções do fabricante.
Nesta quinta-feira (17), a agência reguladora aprovou o registro do primeiro autoteste para covid-19 do Brasil. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Trata-se do Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno, da empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médicos-Hospitalares e Odontológicos.
A partir de agora, segundo a agência, a disponibilidade do produto no mercado depende da empresa detentora do registro.
Em janeiro, a aprovação foi justificada pelos diretores da agência como uma "estratégia de triagem" e medida adicional no combate à pandemia, especialmente, com o avanço da variante Ômicron.
GZH reuniu uma série de pontos sobre a autotestagem, com base em documento divulgado pela Anvisa, para te ajudar a compreender esse novo processo no controle da pandemia no país. Confira abaixo.
O que é um autoteste?
Autoteste é o nome dado ao produto em que a pessoa cumpre todas as etapas da testagem, desde a coleta da amostra até a interpretação do resultado, sem a necessidade de auxílio profissional, seguindo atentamente as informações das instruções de uso. O resultado sai em até 20 minutos.
O resultado obtido em um autoteste é seguro?
Sim. Desde que seja feito da maneira orientada pelo fabricante e dentro do prazo para detecção da presença do antígeno de covid. O autoteste pode ter três resultados: positivo, negativo e inválido.
O que fazer se eu tiver um resultado positivo?
Se o autoteste apresentou resultado positivo para a presença do antígeno de covid-19, mesmo que a pessoa não tenha sintomas, ela deve se isolar imediatamente para evitar a contaminação de outras pessoas. O resultado positivo não será considerado como caso confirmado de covid-19, para isso será preciso avaliação com um profissional de saúde.
- Anvisa alerta: todo caso positivo obtido por um autoteste deverá ser notificado nos sistemas públicos. Para isso, no entanto, a pessoa precisará se deslocar a um posto de saúde, de onde será feita a comunicação ao MS. Não será disponibilizada uma plataforma online para registro.
O que fazer se o resultado for negativo?
O resultado negativo indica que não foi detectado o antígeno da covid-19. É importante destacar que esse resultado não descarta a possibilidade de infecção pelo vírus, pois a testagem pode ter sido feita durante o período de incubação, ter havido erro na execução do ensaio ou na coleta da amostra ou mesmo a carga viral estar abaixo da capacidade de detecção do teste no dia da coleta da amostra.
O que fazer se o resultado for inválido?
O resultado inválido não tem valor, isto é, ele não pode ser considerado. Deve-se descartar o produto e realizar um novo teste.
Quantos dias de sintomas é preciso para fazer um autoteste?
Pessoas sintomáticas podem fazer um autoteste entre o 1º e 7º dia do início dos sintomas. Já pessoas sem sintomas, o exame pode ser utilizado a partir do 5º dia do contato com a pessoa positivada.
- Anvisa alerta: o autoteste não deve ser utilizado por pessoas com falta de ar, baixos níveis de saturação de oxigênio (abaixo de 95%), cianose (cor azulada nas unhas, pele, lábios), letargia (sono profundo), confusão mental, sinais de desidratação. Nesses casos, a orientação é para buscar um serviço de saúde o mais rápido possível.
Quando devo usar um autoteste para covid-19?
A indicação de uso se dá quando a pessoa apresentar sintomas (como tosse, febre, coriza, dor de garganta) ou tenha tido contato com alguém que tenha um resultado positivo recente em um teste de diagnóstico para covid-19.
Onde será possível adquirir autoteste?
Por definição do Ministério da Saúde, os autotestes para covi-19 só estarão disponíveis para compra em farmácias e drogarias que estejam regularizados. A pasta não distribuirá kits de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde.
Agora que a Anvisa liberou o autoteste, já posso comprar?
A partir de agora, segundo a agência, a disponibilidade do produto no mercado depende da empresa detentora do registro.
Quanto custará o autoteste para compra?
Os autotestes dispensam estrutura laboratorial e execução por parte de profissionais de saúde, desta forma, é esperado que tenham preços mais baixos que os testes de uso profissional. A Anvisa não possui competência legal para estabelecer preço.
Posso usar o resultado do autoteste para viajar?
O autoteste não é indicado para apresentação de resultado negativo para coronavírus em viagens internacionais, para licença médica laboral, realização em terceiros, para pessoas com sintomas graves, como falta de ar e confusão mental, ou para definir diagnóstico. O autoteste deve ser realizado apenas para triagem.
Fonte: Anvisa