O governador do Maranhão, Flávio Dino, anunciou nesta quarta-feira (10) que não será mais obrigatório o uso de máscaras em locais abertos. As regras sobre o uso em ambientes fechados serão divulgadas nesta quinta-feira (11), por meio de decreto.
"Assinei agora o decreto que torna facultativo o uso de máscaras em locais abertos no Maranhão. Valerá a vontade de cada pessoa. Em locais fechados, haverá regras que serão divulgadas amanhã. Friso a imprescindibilidade da vacinação para que sigamos avançando", afirmou o governador, pelo Twitter.
De acordo com o governo local, a flexibilização será possível após a redução no número de casos e de internações por covid-19.
Outras medidas já foram adotadas, como a ampliação do funcionamento de estabelecimentos e a abertura de cinemas e teatros, além do retorno das aulas presenciais na rede pública estadual.
Já admitida em locais como o Rio de Janeiro e o Distrito Federal, e sob análise em outras regiões do país, a flexibilização do uso de máscara ao ar livre ainda não tem perspectiva oficial para ser adotada no Rio Grande do Sul. Recentemente, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, defendeu publicamente a abolição dessa medida de prevenção em espaços abertos e já tratou do assunto com o governador Eduardo Leite.
Especialistas contrários à flexibilização neste momento lembram que ainda há risco de contaminação ao ar livre, embora menor, e a flexibilização pode ser entendida por parte da população como uma mensagem de que a pandemia acabou – o que ainda não é verdade.