Em decisão anunciada nesta terça-feira (16), o Ministério da Saúde ampliou a terceira dose da vacina contra a covid-19 para toda a população. Poderá buscar a dose extra qualquer pessoa acima dos 18 anos. Até então, a medida valia somente para idosos, profissionais da saúde e imunossuprimidos.
Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o objetivo é reforçar a imunização dos brasileiros e impedir uma terceira ou mesmo quarta onda da pandemia, o que já acontece em países da Europa.
A medida, no entanto, gera uma série de dúvidas, principalmente para quem se vacinou com a Janssen. O imunizante americano de dose única também foi incluído no esquema extra de aplicação.
Veja, abaixo, perguntas e respostas sobre a terceira dose das vacinas contra a covid-19:
Quem poderá buscar a terceira dose?
Toda pessoa com 18 ou mais que se vacinou com CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e até mesmo Janssen poderá buscar a terceira injeção.
Como fica o período entre doses?
Atualmente, o período entre a primeira e a segunda dose é de 28 dias para CoronaVac e de oito semanas para AstraZeneca e Pfizer. A orientação do Ministério da Saúde é que a terceira dose seja tomada cinco meses após a segunda injeção.
E quem tomou a dose única da Janssen?
Pessoas vacinadas com Janssen terão de ir atrás da segunda dose e, depois, da terceira. A orientação do Ministério da Saúde é que seja feito um intervalo de pelo menos 60 dias entre a primeira e a segunda injeção. A partir daí, conta-se cinco meses para fazer a terceira dose.
Quem tomou a vacina da Janssen em julho ou agosto, já pode fazer a segunda dose?
Pelo prazo estipulado pelo Ministério da Saúde, sim. No entanto, os municípios e Estados não têm o imunizante em estoque, pois fazia cinco meses que a fabricante Johnson & Johnson não enviava remessas para o Brasil. Um lote com 1 milhão de doses chegou na semana passada e, após fracionado e verificado, deve ser distribuído para os Estados ainda esta semana.
Quando idosos, profissionais da saúde e imunossuprimidos podem buscar a terceira dose?
A orientação segue igual: pessoas acima de 60 anos e profissionais da saúde podem buscar a terceira dose cinco meses após a segunda injeção, enquanto os imunossuprimidos podem tomar a terceira dose a partir de 28 dias após a segunda.
Qual vacina será aplicada na terceira dose?
Segundo o Ministério da Saúde, a preferência é que a terceira dose seja aplicada com Pfizer. Mas também podem ser usadas AstraZeneca e Janssen.
O que o Rio Grande do Sul e Porto Alegre já decidiram sobre a aplicação da terceira dose?
Acionada nesta terça-feira (16), a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul (SES) não garantiu que a dose extra será aplicada imediatamente. Em nota, a pasta informou, que aguarda as orientações oficiais e as doses necessárias "para planejarmos, junto com os municípios, os próximos passos e ações da campanha de vacinação no RS". Conforme a pasta, neste momento, podem procurar a dose de reforço pessoas com 60 anos ou mais, profissionais da saúde e imunossuprimidos – para este último grupo, o intervalo é de 28 dias.
Em Porto Alegre, a terceira dose já começa a ser aplicada a partir de quarta-feira (17). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), poderão buscar a dose extra todas as pessoas com 18 anos ou mais que tomaram a segunda dose de qualquer imunizante até 17 de maio, há seis meses.