Os Estados Unidos autorizaram, neste sábado (12), o envio de 3 milhões de doses da vacina da farmacêutica Janssen ao Brasil. O aval foi concedido pelo FDA, agência reguladora de medica-mentos norte-americana.
A carga chega ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, na próxima terça-feira (15).
O imunizante produzido pela Janssen, que é de propriedade da gigante Johnson&Johnson, será o quarto a entrar em uso no Brasil. Diferentemente das vacinas CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer, a da Janssen é aplicada em uma única dose, sem necessidade da in-jeção de reforço.
Esse lote prestes a desembarcar tinha prazo de validade inicial até 27 de junho, o que repre-sentaria um desafio logístico para o país. Na última quinta-feira (10), a Johnson&Johnson anunciou que o FDA havia permitido estender o período seguro de utilização de três para qua-tro meses e meio.
Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, concederá uma entrevista coletiva às 17h deste sábado para falar sobre o tema. De acordo com a nota divulgada pela assessoria de imprensa da pasta, Queiroga também tratará dos casos de covid-19 na seleção da Venezuela, que está no Brasil para participar da Copa América, a partir deste domingo (13).