O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) completou o lançamento de uma funcionalidade em aplicativo para celulares que permite que médicos emitam atestado de comorbidade de forma remota. O documento pode ser gerado por meio do smartphone do médico, e usado para a justificativa para vacinação contra a covid-19. O atestado de comorbidades já podia ser emitido de forma on-line, no site do Cremers, desde 20 de maio, e a funcionalidade no app aguardava liberação.
O aplicativo lista as doenças consideradas comorbidades no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 do Ministério da Saúde. O atestado digital é um documento padrão, e pode ser compartilhado com o paciente.
O aplicativo do Cremers é uma ferramenta destinada tanto aos médicos quanto à população. O app oferece acesso direto às principais funções disponíveis no site da entidade, como ferramenta para emissão de receitas, atestados e requisição de exames, e também à busca de médicos e empresas registradas no Conselho.
Segundo o Cremers, médicos já utilizaram o aplicativo para emitir 2.785 atestados e 21.407 receitas. Somando o aplicativo e o site do Conselho Regional, já foram emitidos mais de 1,3 milhão de documentos entre receitas, atestados e exames.
O aplicativo está disponível nas lojas para os sistemas Android e iOS.