Começará nesta segunda-feira (25) a vacinação das populações indígenas e quilombolas de Porto Alegre contra a covid-19. A previsão é que sejam vacinadas 1,5 mil pessoas até sexta-feira (29).
De acordo com nota divulgada pela prefeitura de Porto Alegre, a imunização será realizada diretamente nas aldeias e quilombos, a partir de um plano de vacinação que respeite as especificidades das populações que compõem um dos grupos prioritários. Em cerimônia realizada na noite do dia 18 para celebrar o início da vacinação no Estado, uma das imunizadas foi Carla Ribeiro, agente de saúde da etnia Kaingang que trabalha na unidade de saúde indígena de Porto Alegre.
A imunização será realizada pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde das oito gerências distritais de Porto Alegre: Centro, Norte Eixo Baltazar, Leste Nordeste, Sul Centro-Sul, Glória Cruzeiro Cristal, Restinga Extremo-Sul, Partenon Lomba do Pinheiro e Noroeste Humaitá/Navegantes Ilhas.
Na primeira remessa da vacina, da CoronaVac distribuídas pelo Instituto Butantan, Porto Alegre recebeu doses para a imunização de 51 mil pessoas. Nesta etapa, além dos indígenas e quilombolas, são vacinados idosos que residem em instituições de longa permanência, idosos acamados, pessoas com deficiência institucionalizadas e profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia.
Neste domingo (24), o Rio Grande do Sul receberá mais 116 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca, cuja distribuição pelos municípios será definida pelo governo do Estado até terça-feira (26).