Um mutirão de vacinação contra a covid-19 em idosos residentes em instituições de longa permanência de Porto Alegre ocorre neste sábado (23), em Porto Alegre. Até as 17h, a ação coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deve aplicar cerca de 1 mil doses na zona sul da Capital. A região concentra a maior parte das demandas de vacinação de residentes em casas de repouso.
Participam da ação mais de 30 voluntários da SMS, do Comando Militar do Sul e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O grupo se reuniu pela manhã em frente ao Jockey Club, na Avenida Diário de Notícias, antes de se dividir para a visita de 60 instituições — o encontro contou com a presença do prefeito Sebastião Melo e do secretário da saúde, Mauro Sparta.
Em sua manifestação, Melo exaltou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), reforçou que a compra de vacinas está a cargo do governo federal e disse que, com as doses em Porto Alegre, garante a agilidade da imunização de forma organizada.
O prefeito ainda lamentou as denúncias de pessoas tentando furar a fila de vacinação pelo país e ressaltou a importância da transparência durante a pandemia.
— O sistema está montado, a secretaria tem firmeza no que está fazendo, as equipes estão funcionando, as vacinas estão bem guardadas. Vamos vacinar rapidamente, tendo vacina no Brasil e chegando em Porto Alegre. Claro que não é da noite para o dia, mas vamos ampliando as equipes na medida em que as doses forem chegando — explica Melo.
Segundo o painel de monitoramento da vacinação abastecido pela prefeitura, até a manhã deste sábado já foram foram imunizadas mais de 18 mil pessoas em Porto Alegre — todas pertencem aos grupos prioritários da fase um.
Das 370 instituições de longa permanência na Capital, mais de 200 receberam a visita dos profissionais da saúde para realizar a imunização. No domingo, a previsão é vacinar cerca de 50 pessoas acamadas, que não podem sair de casa e têm mais de 75 anos. Para outras informações e agendamento do serviço, é preciso entrar em contato pelo número 156.