Até a tarde desta quinta-feira (21), uma cidade gaúcha ainda não tinha buscado doses da vacina contra covid-19. Segundo a 6º Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Passo Fundo, trata-se do município de Nova Alvorada, na Região Norte do Estado. A estimativa é que a cidade retire os imunizantes na sexta-feira (22), às 8h30min.
Pela manhã, a Secretaria Estadual de Saúde havia divulgado a lista com quatro municípios que faltavam retirar as ampolas com a vacina, todos pertencentes à coordenadoria regional de Passo Fundo. À tarde, as cidades de Alto Alegre, São João da Urtiga e Tunas conseguiram retirar as doses.
A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Alvorada explicou que precisava retirar medicamentos na sexta-feira (22) na coordenadoria de saúde. Por isso, decidiu fazer uma viagem só e buscar as doses da vacina junto com o restante das caixas.
Além disso, o município contou que tem direito só a cinco ampolas, apesar de ter cerca de 30 profissionais atuando na linha de frente em postos de saúde.
O coordenador de saúde da região, delegado Marcelo Pacheco, falou que a previsão inicial era de que todas as ampolas fossem retiradas ainda pela manhã, mas houve atraso devido à chuva.
Todas as outras coordenadorias regionais já distribuíram 100% das vacinas recebidas.
Com número bastante reduzido de doses disponíveis no Brasil neste primeiro momento da fase 1 do Plano Nacional de Imunização (6 milhões em todo o país, 340 mil no RS), a prioridade é aplicar a vacina nos profissionais da saúde que atuam no atendimento de pacientes com coronavírus, idosos que vivem em lares de longa permanência e indígenas. Ainda não há vacinação aberta em postos de saúde para as demais pessoas previstas nos grupos prioritários.