Está disponível desde a manhã desta quinta-feira (21) o painel de monitoramento da aplicação de doses da vacina contra a covid-19 em Porto Alegre. A plataforma pode ser acessada no site da prefeitura (clique aqui para acessar).
O “vacinômetro” mostra que, até quarta-feira (20), foram vacinadas 5.806 pessoas de grupos prioritários. O número representa 0,9% do total de pessoas contabilizadas como prioridades, conforme o plano municipal de vacinação.
Entre os diversos grupos prioritários, há quatro níveis de prioridade. A primeira fase soma cerca de 164 mil pessoas e inclui trabalhadores da saúde, idosos institucionalizados, idosos acima de 75 anos e indígenas — há incerteza se os quilombolas serão vacinados nesta etapa, como inicialmente fora previsto.
Considerando apenas o publico desta primeira fase, a Capital vacinou 3,5% até o momento.
Doses recebidas não dão conta da primeira fase
Como o país ainda não adquiriu a quantidade necessária de vacinas para imunizar a primeira fase de prioridades, a recomendação do Ministério da Saúde é destinar as doses disponíveis para idosos em asilos, pessoas com deficiência que estejam institucionalizadas, profissionais da saúde e indígenas. São esses grupos que estão recebendo as 51,6 mil doses disponíveis em Porto Alegre (outras 51,6 mil doses estão garantidas para aplicação da segunda dose nas mesmas pessoas).
O governo do Estado também promete lançar um painel de monitoramento estadual. Ainda não há data para o sistema ser disponibilizado.