O Festival de Cinema de Berlim concederá à atriz britânica Tilda Swinton o Urso de Ouro Honorário pelo conjunto de sua carreira na 75ª edição do evento, em fevereiro, anunciaram os organizadores nesta sexta-feira (20).
"Tilda Swinton é uma de nossas ídolas do cinema moderno e parte da família da Berlinale há muito tempo", declarou a nova diretora do festival, a americana Tricia Tuttle, em um comunicado.
A Berlinale, o primeiro grande festival de cinema europeu do ano, elogiou a "impressionante obra" da estrela de 64 anos, destacando sua capacidade de trazer "tanta humanidade, compaixão, inteligência, humor e estilo ao cinema".
Realizado de 13 a 23 de fevereiro na capital alemã, o evento será aberto com o novo filme do diretor alemão Tom Tykwer, famoso por "Corra, Lola, Corra" (1998). "Das Licht" ("A Luz", em alemão) aborda a chegada de uma governanta síria a uma família alemã.
A carreira de Tilda Swinton ganhou destaque em 2008, quando ela venceu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel como uma executiva em "Conduta de Risco", dirigido por Tony Gilroy e estrelado por George Clooney.
A escocesa começou sua carreira em filmes cult, até mesmo experimentais, colaborando com o diretor britânico independente Derek Jarman ("Eduardo II", "Caravaggio").
A partir dos anos 2000, Hollywood abriu suas portas para Swinton, que estrelou produções de grande orçamento ao lado de nomes como Leonardo DiCaprio em "A Praia" (2000), Tom Cruise em "Vanilla Sky" (2001), Keanu Reeves em "Constantine" (2005) e Brad Pitt em "Máquina de Guerra" (2017).
Mais recentemente, trabalhou com Wes Anderson em "Asteroid City" (2023) e com Pedro Almodóvar em "O Quarto ao Lado", que ganhou o Leão de Ouro em Veneza em 2024.
* AFP