A vacinação contra covid-19 no Rio Grande do Sul começará nesta segunda-feira (18) em um ato simbólico, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Após um atraso no voo que transporta as vacinas, o evento foi marcado para as 23h e será transmitido ao vivo pelas redes sociais do governo do Estado.
Cinco pessoas serão as primeiras a serem vacinadas no RS: uma mulher, técnica de enfermagem do Clínicas e que atua na linha de frente no combate ao coronavírus, uma idosa de uma instituição de longa permanência, um indígena, um médico que trabalha no atendimento a pessoas com coronavírus e uma auxiliar de higienização.
O RS receberá 341,8 mil doses da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan produzida em parceira com o laboratório Sinovac, e, segundo o governo, iniciará imediatamente a distribuição para todas as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde. Dessa forma, na terça (19), os municípios já poderão começar a vacinação.
A previsão era de que o lote de vacinas chegasse ao Estado às 16h desta segunda, e, com isso, o evento no Clínicas ocorreria às 18h. No entanto, a carga atrasou.
Ocorreu um problema de logística. O lote era para ter sido enviado ao Rio Grande do Sul às 21h de domingo, de caminhão, chegando no RS na tarde desta segunda-feira. No entanto, não foi enviado. Agora, a carga será transportada em um avião que decolou de São Paulo pouco depois das 20h, com duas horas de atraso.
A campanha no RS seguirá as diretrizes do Plano Nacional e Imunizações, priorizando os grupos de risco. Nesta primeira fase, receberão as primeiras doses profissionais da saúde da linha de frente contra covid-19, idosos que vivem em instituições de longa permanência e indígenas.