No Rio Grande do Sul, a primeira dose de CoronaVac será aplicada em uma mulher, técnica de enfermagem que trabalha na linha de frente contra a covid-19 no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Ela é funcionária da instituição há mais de 10 anos.
A imunização deverá acontecer ao final da tarde desta segunda-feira (18), por volta das 18h, em solenidade que contará com representantes das secretarias municipal e estadual de Saúde.
De acordo com o governador Eduardo Leite (PSDB), a funcionária é descrita como "colega exemplar". Ela teria sido indicada por superiores, quando a instituição foi contatada pelo governo estadual.
— Ela teve 100% de presença, nenhuma falta em nenhum momento da pandemia — informou Leite em entrevista ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha.
O governador falou direto do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, onde acompanhou a cerimônia que marca a entrega das doses do imunizante para os Estados, organizada pelo Ministério da Saúde.
Os presentes visitaram uma câmara fria onde o produto estava armazenado, pouco antes de os primeiros carregamentos serem despachados para os destinos. A CoronaVac foi desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, ligado ao estado de São Paulo.
Uma pessoa muito querida, com espírito agregador, (para quem) não tem dia ruim. Acho que vai representar muito bem o grupo e o nome do hospital
NADINE CLAUSELL
Presidente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Para Nadine Clausell, presidente do HCPA, a técnica de enfermagem "é uma pessoa com espírito agregador, (para quem) não tem dia ruim"
— Uma pessoa muito querida. Acho que vai representar muito bem o grupo e o nome do hospital — acrescentou Nadine, durante participação no Timeline, da Rádio Gaúcha.
A primeira vacinada no Brasil foi a enfermeira Monica Calazans, 54 anos, na tarde de domingo (17), minutos depois de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberar o uso emergencial da CoronaVac e também da vacina de Oxford, viabilizada com o laboratório AstraZeneca e que ficará a cargo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Brasil.