Orgulhosa e feliz, a enfermeira Mônica Calazans, 54 anos, curte uma segunda-feira (18) de folga em São Paulo. Mônica foi a primeira brasileira a ser vacinada contra a covid-19 no Brasil e hoje estampa o início de uma nova etapa no país.
— Eu estava trabalhando, de plantão. E aí a diretoria me ligou para falar que eu tinha sido a escolhida. Aí meu mundo parou né, não consegui nem comer mais. Aí fui lá e teve toda a cerimônia. Foi um dia excepcional — contou Mônica, em entrevista ao Gaúcha Atualidade.
Há oito meses na linha de frente do combate ao coronavírus no Hospital Emílio Ribas, a enfermeira recebeu a dose da vacina CoronaVac no último domingo (17), logo após Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar o uso emergencial do imunizante. Antes disso foi voluntária durante a fase de ensaio clínico, quando havia recebido placebo. Todos os voluntários que receberam o placebo terão direito, conforme o governo paulista, a se proteger com o imunizante.
Mônica é negra, moradora de Itaquera (zona leste) e com perfil de alto risco para complicações da covid-19: é obesa, hipertensa e diabética. Para ela, que conhece de perto os sintomas e o sofrimento de pacientes e familiares, o imunizante é a melhor alternativa:
— Eu me sinto orgulhosa (de ter sido imunizada), porque (a vacina) é chance que a gente tem de salvar a população. Porque ninguém aguenta mais. Qual a forma que a gente tem, já que não tem uma medicação? É a imunização de todo mundo. Para mim, foi um dia D, porque foi a primeira dose e fiquei feliz de ser a primeira brasileira representando brasileiros, mulheres e profissionais da saúde.
No Rio Grande do Sul, a primeira pessoa a receber a vacina contra a covid-19 também será um profissional de saúde, em cerimônia que deve ocorrer por volta das 18h desta segunda-feira, conforme adiantou a colunista de GZH Rosane de Oliveira. Mais cedo, durante entrevista coletiva, o Ministério da Saúde deu sinal verde para a distribuição e imunização ainda nesta segunda-feira. O Estado receberá cerca de 340 mil unidades da CoronaVac.