Será um profissional da saúde a primeira pessoa a receber a vacina contra a covid-19 no Rio Grande do Sul, por volta das 18h desta segunda-feira (18). A secretária Arita Bergmann disse à coluna que tem algumas sugestões de quem será o pioneiro (ou a pioneira), mas que os detalhes serão combinados com o secretário da Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta.
A decisão já estava tomada pelo governador Eduardo Leite antes da aprovação das duas primeiras vacinas pela Anvisa, no domingo (17). Nesta manhã, Leite está em São Paulo, participando da cerimônia de entrega das primeiras doses pelo Ministério da Saúde.
Como o número de doses é insuficiente para vacinar por grupos prioritários, que incluem idosos que vivem em casas geriátricas, na largada devem ser imunizados profissionais que estão na linha de frente do coronavírus. Leite, de 35 anos, só será imunizado mais tarde, quando chegar a vez do seu grupo: pessoas jovens e sem comorbidades.
— Nem me passou pela cabeça me vacinar antes. Autoridades precisam dar duplo exemplo: tomar a vacina e respeitar a fila.
Como o ministro da Saúde deu sinal verde para que os Estados comecem a aplicar as vacinas já nesta segunda, Leite não tem por que esperar até quarta-feira (20), como previa o calendário original.