Em cerimônia simbólica realizada na manhã desta segunda-feira (18) em um galpão do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou que os Estados podem iniciar a campanha de vacinação contra covid-19 ainda hoje. A decisão acatou a um pedido dos governadores para antecipar a imunização assim que as doses chegarem em cada Unidade da Federação.
— Tínhamos conversado sobre o que vai acontecer a partir de agora e, após ouvir os governadores, chegamos a uma posição que hoje ainda nós distribuiremos todas as vacinas aos Estados, mesmo para o Amazonas. São voos da Força Aérea Brasileira (FAB), então, a gente pode colocar a ideia de hoje, ao final do expediente, os Estados começarem no município principal a vacinar. Isso nos adianta um dia. Cada dia é importante e acho que a gente pode começar hoje ao final do expediente.
Segundo a colunista Rosane de Oliveira, de GZH, a primeira dose no Rio Grande do Sul será aplicada por volta das 18h, em Porto Alegre. Mais detalhes ainda estão sendo acertados, mas será um profissional de saúde o escolhido para receber o imunizante no Estado.
A Anvisa aprovou no domingo o uso emergencial de 6 milhões de doses da vacina desenvolvida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Com a divisão das doses entre os Estados, cerca de 1,3 milhão permaneceram em São Paulo, que já iniciou a vacinação.
Veja também: