O preço da carne bovina está bastante salgado. Os valores médios dos cortes subiram 17% na terceira semana de novembro, segundo a Fundação Instituto de Pesquisas (Fipe), em razão da alta demanda chinesa pelo produto, o que acarretou a alta de preços no Brasil. Este novo cenário tem alterado o movimento nos açougues e feito com que as pessoas busquem alimentos que possam substituir a carne vermelha.
Culturalmente cultuada na mesa dos brasileiros, este item é fonte de proteínas, ferro e vitamina B12 – que está associada à saúde do sistema nervoso central e do cardiovascular. Contudo, Renata Pons, nutricionista e mestra em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), explica que este alimento pode ser substituído por outros.
— O ovo, o frango e o peixe funcionam como equivalentes à carne bovina por serem itens de origem animal. Entretanto, quando a refeição não apresenta nada do reino animal, é preciso fazer um conjunto de combinações de alimentos para alcançarmos a proteína completa que nosso corpo precisa — diz Renata.
Ela ressalta ainda que o indicado é fazer um mix de cereais (arroz, aveia, trigo, de leguminosas (feijão, ervilha, lentilha), oleaginosas (castanhas, amêndoas e nozes) e sementes (linhaça e chia), para formar o combo de aminoácidos essenciais e ferro que encontramos na carne vermelha.