A Polícia Civil está investigando a morte de uma jovem de 22 anos que morreu em janeiro deste ano após realizar uma cesariana no Hospital Santa Casa, em Pelotas, no sul do Estado. A gestante Débora Pinto Duarte realizou o parto no dia 10, mas teve complicações momentos após o procedimento.
Segundo o boletim médico, a paciente teve hemorragia e acabou entrando em coma. No dia 12, ela acabou morrendo. A família da gestante registrou a ocorrência policial com a intenção de apurar um suposto erro médico. Nesta semana, a polícia pediu a exumação do corpo de Débora para aprofundar as investigações.
O provedor da Santa Casa de Pelotas, Lauro Melo, afirmou a GaúchaZH que uma comissão de morbidade formada por profissionais da instituição analisa o caso, e a necropsia terá um papel fundamental na investigação:
— A necropsia do corpo pode ajudar a responder as dúvidas sobre a real situação da paciente. Se confirmado um possível erro médico, a diretoria do hospital irá tomar medidas para responsabilizar os culpados.
A delegada Lisiane Mattarredona, responsável pelo caso, disse que a polícia está coletando uma série de depoimentos com a equipe que realizou o parto e que também aguarda o resultado da necropsia para concluir a investigação:
— A exumação foi realizada esta semana, e o resultado da necropsia agora depende do Instituto Médico Legal. Estamos coletando os depoimentos para, a partir disso, concluir o inquérito.