Porto Alegre terá uma nova emergência pediátrica. Uma solenidade no início da tarde desta quinta-feira (31) formalizou a doação de R$ 12 milhões da família Vontobel ao Hospital Moinhos de Vento (HMV). Serão 500 metros quadrados de área total, com 20 leitos para pacientes em observação – atualmente são seis – e uma aposta na telemedicina, sistema que permitirá conectar o atendimento do doente em estado grave diretamente com a equipe da UTI pediátrica, agilizando os processos.
O espaço ganhará o nome de Elone Schneider Vontobel, esposa de João, fundador do grupo Vonpar, gigante do ramo de bebidas e alimentos, e mãe de Ricardo e Rodrigo – todos estavam presentes na cerimônia da assinatura do protocolo de intenções. A previsão de inauguração é para o final de abril.
– O que estamos celebrando hoje é a concretude do melhor sentido da palavra filantropia. Teremos foco no atendimento humanizado, em novas tecnologias e no que existe de melhor no atendimento emergencial. Porto Alegre não inaugura algo nessa linha há 15 anos – afirmou Mohamed Parrini, superintendente-executivo do HMV.
Superintendente médico da instituição, Luiz Antônio Nasi relembrou dois episódios que inspiraram a concepção da nova emergência. Um deles foi a superlotação do setor em decorrência de um surto de gastroenterite que acometeu alunos de uma escola da cidade, anos atrás.
– Aprendi que devíamos ter fluxos de atendimento adequados e times de resposta rápida – recordou o médico.
Na outra ocasião, um bebê que acabara de ser submetido a uma cirurgia cardíaca chegou ao hospital com indícios de que não passava bem. Um time de especialistas se reuniu para discutir o caso.
– Nós precisávamos ter complexidade, precisávamos de especialidade na área da pediatria. Foi daí que nasceu esse projeto – acrescentou Nasi. – Tem uma importância fundamental o primeiro atendimento. Faz toda a diferença.
Porta-voz da família, o empresário Ricardo Vontobel, atualmente residindo nos Estados Unidos, destacou o HMV como um centro de excelência do ponto de vista médico e de gestão.
– O Moinhos é uma das coisas de que sinto muita saudade fora do Brasil. Estamos fazendo um investimento que terá retorno para a sociedade, com a perpetuação do atendimento – disse Ricardo, que aproveitou para homenagear Elone, descrevendo-a como tímida e discreta, alguém que nunca gostou dos holofotes. – Mãe, muito obrigada por tudo o que você fez por nós.
Elone, após receber aplausos e flores, sintetizou:
– O que vale é o gesto, não o nome que leva. O meu olhar sempre foi inclinado para crianças e idosos. É uma doação que não vai se perder no infinito.
O HMV tem outros dois serviços que receberam investimentos importantes de duas famílias tradicionais da sociedade gaúcha: a maternidade Helda Gerdau Johannpeter e o Centro de Oncologia Lydia Wong Ling.