Apesar de não registrar novos casos de poliomielite há 28 anos, a redução na cobertura vacinal no Brasil, principalmente em crianças menores de cinco anos, colocou o Ministério da Saúde em alerta. Como estratégia de prevenção, a Campanha Nacional de Vacinação deste ano terá como foco a proteção contra a doença, conhecida como paralisia infantil, e também contra o sarampo. A mobilização ocorre de 6 a 31 de agosto.
Confira perguntas e respostas sobre a poliomielite
O que é a doença?
Causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, a poliomielite geralmente atinge crianças com menos de quatro anos, mas também pode contaminar adultos. Seus sintomas são semelhantes aos de infecções respiratórias — febre e dor de garganta —, e gastrointestinais — náusea, vômito e prisão de ventre.
Cerca de 1% dos infectados pelo vírus pode desenvolver a forma paralítica da doença, capaz de causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.
Como se pega poliomielite?
A transmissão pode ocorrer de uma pessoa para outra por meio de saliva e contato com fezes, assim como água, objetos e alimentos contaminados. A falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária constituem fatores que favorecem a transmissão do poliovírus.
Como se proteger?
A vacina é a única forma de prevenção da doença, sendo aplicada nos postos da rede pública de saúde.
O que fazer em caso de doença?
A poliomielite não tem tratamento específico. Todas as vítimas de contágio devem ser hospitalizadas, com supervisão médica.
Quem deve tomar?
Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual. A vacina contra a poliomielite oral trivalente deve ser administrada aos dois, quatro e seis meses de vida. O primeiro reforço é feito aos 15 meses e o outro entre 4 e 6 anos de idade.
Quem já teve poliomielite precisa se vacinar?
Não. Quem tem certeza que teve a doença está imune ao vírus da pólio.
Quem não se lembra ou não sabe se foi vacinado precisa se vacinar?
Adolescentes ou adultos que não saibam ou que não foram imunizados na infância devem se vacinar contra a doença.