A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Viamão confirmou a morte de uma criança por meningite. Trata-se de um menino de sete anos, aluno da Escola Municipal 20 de Setembro, no bairro Cecília, que faleceu no domingo (19). De acordo com a SMS, todas as medidas preventivas e de bloqueio foram implementadas a partir dos protocolos vigentes e das orientações do Centro Estadual de Vigilância em Saúde.
Uma investigação epidemiológica foi aberta para identificar as pessoas que tiveram contato direto com o garoto. Agentes de saúde estiveram na escola para avaliar eventual necessidade de vacinação. A SMS garante que "não há surto da doença" e que mais nenhum caso suspeito é monitorado.
Neste ano, 70 casos de meningite foram detectados no Rio Grande do Sul. Com mais esse óbito, já são dez registrados em 2017. Os casos foram registrados em 19 municípios.
Um serviço disponibilizado pela vigilância em saúde estadual explica mais sobre a doença e prevenção. Segundo o órgão, a meningite é caracterizada por um processo inflamatório das meninges, membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal. É causada, principalmente, a partir da infecção por vírus ou bactérias. No entanto, outros agentes também podem causar meningite, como fungos e parasitas.
Medidas de prevenção e controle
A principal medida de controle é a notificação e investigação oportuna da suspeita para a pronta administração da quimioprofilaxia aos contatos próximos do caso suspeito. Em situações específicas de surto de DM pode ser considerada a vacinação, desde que o sorogrupo que está causando o surto seja conhecido e se tenha a vacina disponível.
Outras medidas importantes são higienização das mãos, higienização do ambiente, ventilação do ambiente e cuidado com os alimentos.