Porto Alegre recebe uma novidade na área da saúde nesta terça-feira (31). O Hospital Moinhos de Vento inaugura um novo prédio que amplia a sua capacidade de atendimento em mais cem leitos, que se somam aos 380 já existentes. A estrutura, localizada na Rua Dr. Vale, tem 9,3 mil metros quadrados e conta com 48 leitos de internação, 17 de UTI e 18 para clientes Unique Moinhos. Na construção, um andar foi reservado para o Centro de Terapia Onco-Hematológica, para transplantes de medula óssea e tratamento de pessoas com leucemia, por exemplo.
Em entrevista ao programa Atualidade, da Rádio Gaúcha, na manhã desta segunda-feira (30), o superintendente executivo do hospital, Mohamed Parrini, contou que, por enquanto, foram abertos 10 leitos de UTI e um andar de internação. Os demais andares entrarão em funcionamento conforme a procura.
— A necessidade era muito grande. Nós tínhamos todos os dias mais de 50 pessoas na emergência esperando leito. Infelizmente, há uma barreira muito grande para fazer construção em hospital no Brasil. Esse projeto levou seis anos, mas nós conseguimos entregar. A gente vê como uma contribuição — conta ele.
Parrini explicou ainda que cerca de mil empregos foram gerados pelo novo empreendimento, direta e indiretamente. Uma nova emergência pediátrica também está nos planos do hospital.
Com projeção inicial de R$ 100 milhões, o investimento custou R$ 112 milhões e deve beneficiar 5 mil pacientes por ano, entre convênios e particulares. A inauguração ocorre no mês em que o hospital completa 90 anos. A cerimônia está marcada terça-feira (31), às 17h30min, no bistrô do hospital.
Confira a entrevista na íntegra: