O South Summit Brazil 2025 foi lançado na noite desta quarta-feira (30), em evento no Vista Pontal, na zona sul de Porto Alegre.
As novidades do próximo encontro de tecnologia e inovação, que será realizado entre 9 e 11 de abril, no Cais Mauá, foram apresentadas a autoridades, convidados e parceiros.
Entre as atrações anunciadas para a próxima edição está a participação de palestrantes especializados em resiliência climática e reconstrução urbana (leia mais abaixo).
O evento contou com a participação do governador Eduardo Leite; do vice Gabriel Souza; e do prefeito Sebastião Melo; além de secretários municipais, estaduais e outras autoridades.
— O South Summit entra num processo muito importante da retomada, do otimismo, de acreditar no futuro, do investimento. No ano que vem, a temática de clima será reforçada — antecipou o presidente do South Summit Brazil, José Renato Hopf.
O formato será mantido em quatro armazéns, em um total de 38 mil metros quadrados de área para receber o público estimado de 24 mil pessoas. Os armazéns impactados pela enchente de maio vão precisar passar por reparos para abrigar o evento.
O CEO do South Summit Brazil, Thiago Ribeiro, destacou que a expectativa é a melhor possível:
— O grande ponto é como vamos usar o evento para potencializar o aprendizado de tudo o que a gente viveu. Vamos trazer a resiliência climática.
Fundadora do South Summit, a espanhola María Benjumea, participou do lançamento com um discurso transmitido por vídeo, no telão.
— O Rio Grande do Sul e Porto Alegre são um grande centro turístico — observou.
A secretária estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, reafirmou o compromisso do governo com o evento.
— Nós estamos imersos de corpo, alma e coração no South Summit Brazil 2025 — disse.
Para o vice-governador Gabriel Souza, o South Summit é um símbolo da recuperação econômica e da reconstrução do RS.
— O enfoque será voltado para a inovação, sustentabilidade, resiliência climática. O South Summit coloca Porto Alegre e o RS no mapa global da inovação.
Palestrantes
Entre os palestrantes, estarão o especialista em resiliência climática e reconstrução urbana Thaddeus Pawlowski, diretor do Centro para Cidades e Paisagens Resilientes da Universidade de Columbia e um dos responsáveis pela reconstrução de Nova York após o furacão Sandy.
Outra presença confirmada é a da empreendedora social britânica e fundadora da Sustainable Cities Global (SCG), Saeeda Ahmed.
Também palestrará Pedro Mac Dowell, fundador e CEO da QITech, primeira fintech brasileira participante da competição de startups do South Summit Brazil a alcançar o status de unicórnio — termo se refere às startups com avaliação de mercado acima de US$ 1 bilhão.
Participarão ainda Cristina Arcangeli, CEO Group Arcangeli; Grazi Mendes, diretora LATAM de Diversidade, Equidade e Inclusão na Thoughtworks; Guibert Englebienne, co-founder e presidente LATAM da Globant, entre outros.
Inscrições para a competição de startups
A competição de startups segue com inscrições abertas até 20 de dezembro. As candidaturas podem ser realizadas no site oficial.
Em 2025, o Startup Program vai oferecer para todas as startups inscritas a possibilidade de participar de uma jornada de desenvolvimento.
Haverá sessões de pitch reverso com venture capital renomados, matchmaking com investidores, mentoria especializada e créditos de desconto com parceiros.
Além da participação no evento, as finalistas também poderão acessar uma rede exclusiva com investidores e corporações.