Unicórnios, camelos, dragões e zebras. Com a multiplicação das startups na economia brasileira e mundial, novos perfis de negócios figuram no ecossistema da inovação. E eles estão em evidência em Porto Alegre entre esta quarta-feira (20) e sexta (22), quando ocorre a terceira edição do South Summit Brazil na Capital.
Com modelos de negócios que lembram uma espécie de zoológico da inovação, as novas empresas têm métodos diferentes de alcançar crescimento, sustentabilidade financeira e lucros.
Para além das definições de cada uma delas, um vocabulário particular do mundo da tecnologia e dos negócios deve ecoar pelos armazéns do Cais Mauá nos próximos dias. Confira a seguir.
O vocabulário da inovação
Aporte — é o capital para que as startups consigam finalizar seus projetos de aceleração e expansão.
Business Model — é o método usado para determinar os passos seguintes para a expansão de uma startup.
ESG (na tradução: Governança Ambiental, Social e Corporativa) — empresas que buscam formas de preservar os recursos naturais, reduzir a emissão de poluentes e impactar positivamente o meio ambiente.
Lean — é um conceito de startup enxuta, que cria um negócio com alto nível de eficiência, tentando construir, medir e aprender para ir evoluindo o produto e o serviço. A ideia é a eliminação de desperdícios e perda de tempo.
MVP (na tradução: Mínimo Produto Viável) — é a versão mais simplificada de um produto para ser lançado em quantidade menor, quase como um piloto. O objetivo é validar o MVP para comprovar o interesse de público. Por exemplo, uma empresa de bolos de casamento começa a fazendo cupcakes para testar os recheios e sabores no mercado.
NDA (na tradução: Acordo de não divulgação) — se refere à confidencialidade que os investidores e as empresas assinam.
OKR (na tradução: Objetivos e Resultados Chave) — são métricas de validação usadas para mapear e medir os objetivos e resultados do negócio. Essa metodologia de gestão surgiu no Vale do Silício.
Scale — se refere às startups que estão em um estágio de crescimento acelerado.
Valuation — é o valor de mercado da empresa.