Mantida a realização do South Summit Brazil de 2025 em Porto Alegre. Além disso, o evento de inovação será novamente no Cais, mesmo que a área tenha sofrido bastante com a enchente do Guaíba. O despacho positivo foi dado nesta quinta-feira (12) pelo governador Eduardo Leite, informou à coluna o vice-governador Gabriel Souza. Uma série de reuniões nas últimas semanas avaliou a importância de mantê-lo. O governo do Estado é correalizador do evento, junto com o South Summit Madri.
— Está tudo acertado agora, com a Espanha inclusive. A ideia é que seja o South Summit da superação. Não podíamos adiá-lo, não podemos correr o risco de perdê-lo — comentou o vice-governador.
Também estão mantidas as datas previstas para a realização: de 9 a 11 de abril.
Já foi realizado o levantamento dos estragos. Segundo o vice-governador, os reparos devem ocorrer com a iniciativa privada.
— Ao exemplo de quando a Aegea abraçou a reforma de um dos pavilhões e recebeu uma cota de patrocínio — lembrou Gabriel Souza.
CEO do South Summit Brazil, Thiago Ribeiro explica que não houve danos estruturais, mas bastante coisa terá que ser refeita.
— A água arrancou o guarda-corpo. O sistema de esgoto, que fizemos novo para a edição deste ano, terá que ser desentupido — exemplificou ele, enquanto entrevistava um candidato para o cargo de executivo comercial do evento em São Paulo.
— Mas manter o South Summit no Cais é uma questão de resiliência. O que aconteceu no Rio Grande do Sul estará muito presente no evento, para trazer discussões que nos preparem para o futuro — projeta Ribeiro.
Aeroporto
A retomada da operação no aeroporto de Porto Alegre é uma preocupação do governo e da organização do South Summit. Parcialmente, ela deve ocorrer ainda em 2024, mas é importante que esteja a todo vapor na época do evento, que atrai um grande público de fora do Rio Grande do Sul e mesmo do país. Também é preciso que se saiba antes da retomada para que as passagens possam ser vendidas e a rede hoteleira se programe.
A recente história do evento no RS
Porto Alegre conquistou o South Summit Brazil em 2021, quando o governador Eduardo Leite e o prefeito Sebastião Melo foram na edição de Madri para fechar a negociação, momento que foi acompanhado pela coluna, que viajou à Espanha na ocasião. Desde o início, a ideia era fazê-lo no Cais, o que exigiu reformas desde a primeira edição, em 2022. Também é uma grande conquista e bastante simbólico mantê-lo no local, tão impactado pelas águas do Guaíba.
Da última vez que a coluna esteve no South Summit Madri, no ano passado, os executivos foram incisivos ao dizer que o evento brasileiro tem que permanecer em Porto Alegre "porque a cultura do empreendedorismo se constrói com esta constância". Pois está garantido, mesmo com uma inundação.
* Colaborou Guilherme Gonçalves
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jaques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna